Prefeitura de Joinville intensifica ações de conscientização e prevenção às infecções sexualmente transmissíveis no Dezembro Vermelho

Publicada em 27/11/2025 às 16:47
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A informação é uma das principais formas de combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV/AIDS, sífilis, herpes e demais doenças. Por isso, neste Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre a prevenção de ISTs, a Prefeitura de Joinville intensifica as ações para promover o esclarecimento sobre cuidados, prevenção e o acesso da população ao diagnóstico e tratamento gratuitos.

A programação especial começa no sábado (29/11), com a abertura do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Abdon Batista, das 8h às 14h. No local, serão realizados testes rápidos para hepatites B e C, sífilis e HIV. Também será possível tirar dúvidas sobre métodos de prevenção, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) ao HIV e, se necessário, iniciar a profilaxia no mesmo dia.

Segundo Nicoli dos Anjos, coordenadora da Unidade de Assistência Especializada (UAE), a PrEP é um marco na prevenção. “Essa medicação diária para pessoas que se sentem em risco promove autonomia e proteção eficaz para populações vulneráveis. O acesso é feito pelo Centro de Testagem e Aconselhamento do município, e esta é uma ótima oportunidade para tirar dúvidas”, reforça.

Médica infectologista da Secretaria da Saúde, Priscila Gabriela Carraro Merlos enfatiza que a PrEP é eficaz para pacientes que têm uma exposição de risco às infecções sexualmente transmissíveis, mas só previne contra o HIV.

“Ter relações sexuais rotineiras sem o uso de preservativo já configura um comportamento de risco. Por isso, a principal forma de prevenção de todas as infecções sexualmente transmissíveis é o uso de preservativo em todas as relações”, destaca a infectologista.

Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Na segunda-feira (1º de dezembro), data que marca o Dia Mundial de Luta contra a AIDS, todas as 51 Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville vão oferecer testes rápidos de ISTs por demanda espontânea, sem agendamento prévio. Para conferir os endereços, basta acessar o site da Prefeitura de Joinville.

No mesmo dia, às 9h30, as equipes de saúde promovem uma roda de conversa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Guanabara. Haverá orientações, distribuição de autotestes para HIV e de preservativos. A mesma ação acontece no dia 4 de dezembro, às 9h, na Vila da Saúde Boehmerwald, e no dia 5 de dezembro, às 9h, na Vila da Saúde Willy Schossland.

Já no dia 6 de dezembro, a Secretaria da Saúde participa de um evento do Movimenta Joinville no Centro de Treinamento Ivo Varela (Rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista), oferecendo testes rápidos de ISTs. Além disso, a ação contará com vacinação, auriculoterapia, avaliação de sinais vitais e orientações sobre a dengue.

Cenário do HIV em Joinville e tratamento

Atualmente, 6.213 pessoas em Joinville convivem com o HIV. Segundo dados da Secretaria de Saúde, a cidade registra, em média, 500 novos casos por ano, número que inclui tanto novos diagnósticos quanto pessoas com HIV que passam a morar no município. Em Santa Catarina, são 62.273 pessoas diagnosticadas.

O acompanhamento pelo SUS contempla o acesso ao tratamento, inclusive às medicações profiláticas, como é o caso da PrEP, testagem rápida, assistência ambulatorial e tratamento com equipe multidisciplinar.

“O HIV é uma infecção que não tem cura, mas tem tratamento e acompanhamento oferecido 100% pelo SUS. Hoje, o HIV se tornou uma doença crônica e o paciente consegue ter uma expectativa de vida similar a uma pessoa que não é portadora do vírus, uma evolução comparada à situação vivida muitos anos atrás”, avalia a infectologista.

Alerta para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Com um crescimento alarmante em todo o mundo, outra IST que merece atenção é a sífilis. Em Joinville, apenas em 2024, foram registrados 2.095 novos casos de sífilis adquirida, o que representa uma taxa de detecção de 319,9 casos para cada 100 mil habitantes.

Um dos maiores desafios é a baixa adesão ao tratamento, o que pode levar a complicações graves de saúde no futuro. Quando não tratada adequadamente, a sífilis pode evoluir, mesmo após anos da infecção inicial, para a forma mais severa da doença, conhecida como sífilis terciária, com danos irreversíveis em todo o organismo.

A infectologista Priscila Carraro Merlos lembra que, tal como a sífilis, a gonorreia, a clamídia e a mycoplasma são ISTs causadas por bactérias e têm cura após o tratamento. “Porém, o paciente pode ser contaminado diversas vezes se mantiver a exposição ao risco”, alerta a médica.

Já o HPV, com vacina disponível no SUS para pessoas dos 9 aos 19 anos, é uma IST que pode causar verrugas genitais e alguns tipos de câncer, como o câncer de colo de útero. Outra IST prevenível com vacina, lembra a infectologista, é a hepatite B. A hepatite C não tem vacina disponível, mas obteve uma grande evolução no tratamento, com possibilidade de cura em mais de 95% dos pacientes.

O diagnóstico e tratamento do HIV, sífilis e demais ISTs são oferecidos gratuitamente pelo SUS. Em Joinville, os testes rápidos para as hepatites B e C, sífilis e HIV podem ser realizados em todas as UBSFs e na Unidade de Assistência Especializada (Rua Abdon Batista, 172).

Em casos emergenciais de possível exposição ao vírus HIV, como contato com material biológico (sangue, secreções), exposição sexual de risco ou exposição ocupacional, o usuário pode realizar o teste rápido do HIV e obter a Profilaxia Pós Exposição (PEP) em um período de até 72 horas nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs)).

Confira a programação do Dezembro Vermelho

29 de novembro – 8h às 14h
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – Rua Abdon Batista, 172
Testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, orientações sobre métodos de prevenção e Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

1º de dezembro – Durante todo o dia
Testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville sem necessidade de agendamento prévio.

1º de dezembro – 9h30
Igreja Nossa Senhora do Rosário – Rua Graciosa, 1.200, Guanabara
Roda de conversa e distribuição de autotestes e preservativos

4 de dezembro – 9h
Vila da Saúde UBSF Boehmerwald Padre Luiz Facchini (Rua Universidade, 377)
Roda de conversa e distribuição de autotestes e preservativos

5 de dezembro – 9h
Vila da Saúde UBSF Willy Schossland (Rua Vereador Curt Alvino Monich, s/nº)
Roda de conversa, distribuição de autotestes e preservativos

6 de dezembro – 8h30 às 11h30
Centro de Treinamento Ivo Varela (Rua José Elias Giuliari, 316, Boa Vista)
Testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis

Compartilhe

Skip to content