A Defesa Civil de Joinville continua monitorando as condições da chuva intensa e persistente que atinge a região nesta segunda-feira (24/11). O Plano de Contingência (Plancon) segue no nível Amarelo devido ao risco de novas ocorrências na cidade.
Desde o início da manhã, a Defesa Civil atendeu 13 ocorrências: quatro quedas de árvore nos bairros América (duas ocorrências), Vila Nova e Guanabara; quatro avaliações de risco de deslizamento nos bairros Profipo, Paranaguamirim, Vila Nova e Boehmerwald; três quedas de muro nos bairros América, Iririú e Floresta; uma erosão no Parque Guarani e uma avaliação de imóvel em risco no Jardim Iririú. Não houve feridos em nenhuma das ocorrências.
Os sistemas meteorológicos indicam que a chuva deve continuar até o fim do dia, com acumulado previsto em cerca de 50 mm.
Unidades escolares retornam às aulas
A Escola Municipal Professora Ada Sant’Anna da Silveira retomará as aulas normalmente nesta terça-feira (25/11) após a suspensão em razão dos alagamentos causados pelas chuvas intensas.
Na Escola Municipal Professor Reinaldo Pedro de França, Escola Municipal de Jovens e Adultos e CEI Alegria de Viver, as aulas haviam sido suspensas durante a manhã, mas o atendimento foi retomado durante a tarde desta segunda-feira.
Orientações da Defesa Civil em caso de chuva forte e alagamentos
Em caso de chuva forte, procure um local seguro para se abrigar. Não transite em ponte submersas ou áreas alagadas.
Se estiver perto de morros e encostas, fique atento aos sinais de risco de deslizamento que são postes, árvores e muros inclinados, água barrenta descendo do morro ou rachaduras em paredes e solo. Ao verificar algum desses sinais, deixe o local imediatamente e acione a Defesa Civil.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.