Evento Luzes do Farol conecta projetos culturais, sociais e esportivos a empresários apoiadores em Joinville

Publicada em 19/11/2025 às 17:08
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Conectar projetos que estão em fase de captação de recursos a empresários com potencial de apoio: este é o objetivo do evento Luzes do Farol, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Joinville.

A quarta edição da iniciativa foi realizada nesta terça-feira (18/11), na Associação Empresarial de Joinville (Acij), com a presença de empresários e 24 proponentes de projetos sociais, culturais e esportivos.

“Todos aqueles que pagam impostos podem deixar uma parcela desse dinheiro em projetos na cidade, justamente para fomentar a cultura, a parte esportiva e social. Isso é de fundamental importância, afinal, esse dinheiro não vai a Brasília e fica em Joinville, investido no próprio joinvilense”, destaca o prefeito Adriano Silva.

O evento contou com o apoio do Núcleo da Indústria da Cultura da Acij e da Receita Federal, que ressaltou a importância da iniciativa. “Os valores são muito elevados, muitos recursos podem ficar no município e não estão ficando. Por isso, estamos tentando ajudar na conscientização em várias frentes”, diz Eduardo Antônio Costa, delegado da Receita Federal em Joinville.

Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda, do ICMS Estadual, do ISSQN e do IPTU para projetos sociais, culturais e esportivos. Segundo Costa, cerca de R$ 50 milhões em recursos deduzidos dos impostos poderiam ser revertidos para os projetos considerando apenas pessoas físicas.

Durante o evento, os proponentes participaram de rodadas de negócios com a oportunidade de falar sobre seus projetos e os resultados esperados para buscar o apoio do empresariado, além de construir networking.

Evento é oportunidade de conquistar apoio para tirar projetos do papel

A bióloga e arqueóloga Magda Carrion Bartz é uma das proponentes participantes da quarta edição do Luzes do Farol. Ela busca recursos para restaurar a Casa Johann Gartz, imóvel enxaimel construído em 1886 na Estrada Rio da Prata, em Pirabeiraba.

“É uma casa em arquitetura enxaimel tombada pelo Estado e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Os proprietários não têm condições de fazer a reforma e a casa está caindo, bem degradada”, explica. O projeto já foi aprovado pelo Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) e busca recursos.

Para Magda, o evento é uma chance de conseguir apoio para tirar o projeto do papel. “É interessante porque aqui se reúnem as pessoas interessadas pelos projetos”, destaca. Assim como o projeto dela, todos que participam do Luzes do Farol contam com o Selo O Farol, que certifica iniciativas que demonstram capacidade de execução e impacto social.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher, explica que o evento é apenas uma das iniciativas desenvolvidas pelo Programa O Farol, que coopera para promover a viabilidade financeira do terceiro setor.

“O Farol tem três grandes projetos: o Selo O Farol, com mais de 220 projetos certificados; a governança do terceiro setor, um grande grupo que discute as melhores práticas para ter um terceiro setor forte; e o Luzes do Farol, que conecta bons projetos que estejam arrecadando valores a empresas que podem direcionar seus impostos para que esses projetos se tornem viáveis”, fala.

No site da Prefeitura de Joinville, é possível conferir todos os projetos certificados com o Selo O Farol, além de ter acesso a informações sobre como destinar parte dos impostos de pessoas e empresas para projetos no link.

Compartilhe

Skip to content