Joinville premia jardins vencedores de concurso durante Programação da Festa das Flores

Publicada em 19/11/2025 às 13:21
Relacionado a:

A tradição de manter os jardins bem arrumados e coloridos é uma das características que chama a atenção de quem visita Joinville. Para reconhecer essa dedicação dos joinvilenses, anualmente, a Prefeitura de Joinville em parceria com a Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) promovem o Concurso de Jardins. A atividade integra a programação da Festa das Flores.

Neste ano, os vencedores foram premiados no primeiro dia do evento, na terça-feira (18/11). Eles receberam uma placa que pode ser colocada em seus jardins como forma de demonstrar o título. Além disso, a AJAO, realizadora da festa, presenteia os vencedores com orquídeas.

O Concurso de Jardins premia os três primeiros lugares nas categorias: Jardim residencial; Jardim institucional e Jardim de praças, canteiros e rotatórias.

A comissão julgadora avalia os quesitos de manutenção, harmonia, recursos paisagísticos, estado das plantas e dimensão do jardim ou do canteiro. Neste ano, 39 jardins participaram do concurso.

“O Concurso de Jardins é muito tradicional na programação da Festa das Flores e a Prefeitura de Joinville apoia e incentiva para que esse cultivo de flores se espalhe por toda a cidade. Que a gente veja os nossos jardins, as nossas praças e canteiros refletindo o que conseguimos ver nessa bela exposição”, afirma o secretário de Comunicação da Prefeitura de Joinville, Thiago Boeing.

Entre as categorias do concurso, uma delas reconhece empresas e instituições do Programa Joinville Mais Bonita, em que a iniciativa privada pode adotar áreas públicas e auxiliar na manutenção desses locais.

“Na Prefeitura, com o Programa Joinville Mais Bonita, a gente consegue fazer isso de forma muito organizada estimulando e incentivando que as empresas e parceiros consigam utilizar o espaço das praças para além de deixar ela bonita, florida, divulgar a sua marca e mostrar que a união faz a força”, explica Boeing.

Com uma história de mais de oito décadas, a Festa das Flores de Joinville surge justamente para valorizar e reconhecer a tradição de famílias joinvilenses que cultivavam diferentes espécies de plantas em suas residências. O presidente da AJAO, Oraci Reinheimer, destaca a importância de manter a tradição e incentivar que cada vez mais pessoas pratiquem o cultivo de plantas.

“As parcerias que fazemos é a gente se somando em prol de uma causa tão nobre que é cuidar das plantas. E não tem lugar melhor para premiar os jardins, do que esse grande jardim que é a Festa das Flores. As flores mudam o nosso jeito de ver o mundo, mudam as nossas casas, nossas vidas. E a Festa das Flores é um momento de celebração de tudo isso que a gente faz durante o ano, cuidando das plantas, do jardim, das árvores, ou seja, cuidando da natureza”, afirma o presidente.

Cuidado com as plantas no jardim de casa e nos espaços públicos

O Concurso de Jardins é o momento em que os joinvilenses são reconhecidos pelo cuidado de um ano inteiro dedicado com os seus jardins. Seu Oswaldo Prochnow, que é morador da Estrada Comprida, no Vila Nova, já venceu o concurso seis vezes e conta que o cuidado é diário, mas ressalta que o jardim, que mede cerca de 4 mil m², equivalente a um campo de futebol, nunca é o mesmo. Ele venceu a edição de 2025 na categoria Jardim Residencial.

“Depois do café da manhã, é a volta no jardim. Porque todo dia o jardim é diferente. Hoje tem uma flor, amanhã não tem, depois tem três. Meu jardim tem um grande lago dentro, um barquinho, tem deck. Quem olha, acha admirável. Vamos envelhecer fazendo algo de bom e deixar alguma coisa para os outros olharem e admirarem e ano que vem se Deus quiser estamos aí de novo”, seu Oswaldo faz planos para o futuro.

Quem passa pela Avenida Marquês de Olinda, próximo da rua Félix Heinzelmann, 457, no bairro Santo Antônio também já deve ter percebido a transformação de uma área de lazer. O espaço é adotado pela Divinize Ambiente Personalizados, por meio do Programa Joinville Mais Bonita. Eles conquistaram o primeiro lugar da categoria.

“Quando a gente abriu a loja, em 2022, aquele espaço era bem abandonado. Para ser mais atrativo para nós e para a comunidade, a gente decidiu revitalizar e seguimos com os cuidados até hoje para ficar um espaço bom para todo mundo. Fica bem de frente para a nossa vitrine, o cliente vê aquela vista maravilhosa e é muito bom ver a comunidade aproveitando, crianças, idosos, o pets. Todo mundo aproveita muito o espaço”, conta Gabriela Dias que é arquiteta e recebeu a premiação em nome da loja.

O CEI Gustavo Zietz, do Rio Bonito, foi o campeão na categoria Jardim Institucional. A diretora Maria Odete Lopes fala da felicidade que toda a comunidade escolar recebeu com o prêmio, já que o jardim é cuidado por todos.

“É muito grandioso, porque o espaço é cuidado pelas famílias, pelas crianças e por todas as pessoas que trabalham nesse CEI. Cuidado com amor, carinho. É um lugar onde as crianças também brincam. Nosso grande desafio era ter um jardim cuidado, lindo, maravilhoso, mas que as crianças também participassem, porque elas são bem pequenas. E elas estão aprendendo a cuidar cada dia mais. Tá ficando cada vez mais lindo!”, afirma a diretora.

Conheça os vencedores do Concurso de Jardins 2025

– Jardim Residencial (rural ou urbano / edifício residencial)

1º lugar: Oswaldo Prochnow (Vila Nova)
2º lugar: Anelore Baartz (Pirabeiraba)
3º lugar: Rozane Witcel Fernandes (Santo Antônio)

– Jardim Institucional (empresas, comércios, unidades de ensino, saúde e instituições religiosas)

1º lugar: CEI Gustavo Zietz (Rio Bonito)
2º lugar: Perini Business Park (Distrito Industrial)
3º lugar: Incasa S/A (Zona Industrial Norte)

– Jardim de praças, canteiros e rotatórias (Programa Joinville Mais Bonita)

1º lugar: Divinize Ambientes Personalizados (Rua Félix Heinzelmann, 457, Santo Antônio)
2º lugar: Grupo Krona (parada de descanso no Mirante)
3º lugar: Daxo Incorporadora (Parque das Águas)

 

 

Compartilhe

Skip to content