A delegação vencedora da Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc) viveu um momento especial nesta sexta-feira (14/11). Os atletas foram conduzidos por um caminhão do Corpo de Bombeiros Voluntários do Centro de Treinamento Ivo Varella até a Arena Joinville, em uma carreata que demonstrou a valorização ao esporte e o reconhecimento pelo importante título pelas ruas de Joinville.
A cidade é a maior vencedora da competição que reúne atletas de até 16 anos, com a conquista de 13 das 24 edições disputadas. O último título veio no sábado (8/11), em Brusque, onde a cidade subiu ao lugar mais alto do pódio, somando 128 pontos.
“Isso demonstra que é uma política pública que a cidade adotou. São 13 títulos, nós estamos cada vez mais consolidando o fomento esportivo através da iniciação. Nós queremos que o joinvilense pratique esportes, porque mesmo que ele não conquiste o rendimento, vai continuar praticando esporte e cuidando da sua saúde”, ressalta o secretário de Esportes, Douglas Steffen.
A delegação joinvilense disputou 20 modalidades e subiu ao pódio em 12 delas, cinco com o primeiro lugar, quatro com o vice e três como terceira colocada. No total, foram 76 medalhas, sendo 31 de ouro.
A cidade levou a Brusque a maior delegação entre os 130 municípios participantes, com 367 atletas, 33 treinadores, quatro dirigentes e nove integrantes da equipe de apoio.
Na Arena Joinville, a delegação foi homenageada e a equipe da Secretaria de Esportes fez a entrega simbólica do troféu de campeão geral ao prefeito Adriano Silva e à vice-prefeita Rejane Gambin.
“A Olesc é muito importante porque a gente trabalha os nossos jovens atletas, ali começa a formação de base. Depois eles podem ir para os Joguinhos, para os Jogos Abertos e quem sabe até seguir carreira profissional. Por isso, a gente investe tanto na base e na oportunidade desses jovens se descobrirem através do esporte”, destaca o prefeito Adriano Silva.
Atletas colecionam medalhas e buscam mais resultados positivos
Com o som de quatro medalhas tilintando no pescoço, Eduarda Zimermmann Menestrina, de 13 anos, colhe os resultados da dedicação à ginástica rítmica. “Essa foi a minha última Olesc e foi muito gratificante poder representar essa cidade. O esporte é tudo pra mim, com cinco anos entrei na ginástica rítmica, é a minha segunda casa”, conta.
Quem também vem colecionando medalhas é Eloá Petrobelli Selvino, de 15 anos, que se tornou bicampeã na marcha atlética. “Eu me sinto muito bem em ver que estou representando a minha cidade e conquistando uma medalha a mais para Joinville. Espero representar a cidade ainda mais vezes”, diz.
A Olesc é uma realização do Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).