A Secretaria de Esportes (Sesporte) da Prefeitura de Joinville assinou nesta segunda-feira (10/11), em São Paulo, um termo de parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para o município receber um Centro de Referência Paralímpico.
Os Centros de Referência fazem parte do Plano Estratégico do Comitê Paralímpico Brasileiro, com objetivo de aproveitar espaços esportivos já existentes em todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas, da iniciação ao alto rendimento.
Segundo o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, a instalação do Centro de Referência em Joinville é o reconhecimento do trabalho de qualidade desenvolvido no município na área do paradesporto, cujos bons resultados têm sido valorizados pelo CPB.
“Com todas essas modalidades, Joinville será um dos maiores Centro de Referência de Santa Catarina, que conta com oito Centros. E nosso Centro também abraçará as cidades da região Nordeste do estado. Atletas e técnicos destas cidades poderão trocar experiências de treinamento e capacitações”, afirma Douglas.
Com essa parceria, o CPB contratará dois professores e um coordenador técnico para atuarem no Centro de Referência de Joinville, além de investir em equipamentos e materiais para o desenvolvimento de paratletas, da base ao alto rendimento, nas modalidades de atletismo, natação, judô, bocha paralímpica, tênis de mesa, goalball e basquete em cadeira de rodas.
“A obtenção da chancela do Comitê Paralímpico Brasileiro, que eleva nossos núcleos paradesportivos à categoria de Centro de Referência Paralímpico, é um reflexo da maturidade e excelência profissional de toda a nossa equipe, abrangendo desde a formação de base ao alto rendimento paradesportivo/paralímpico. Este reconhecimento é resultado do trabalho conjunto de todos os envolvidos. Destacamos também aqueles que atuam com a pessoa com deficiência e os parceiros que cedem espaços para treinamento”, destaca Rosicler Ravache, gerente da área de Paradesporto da Sesporte.
O CPB utilizará as estruturas já existentes em Joinville, onde são desenvolvidas as atividades de paradesporto: Univille e Associação Desportiva Embraco (atletismo), C3 Escola de Natação e Associação Atlética Banco do Brasil (natação), Centro de Lutas (judô), Arena Joinville (bocha paralímpica), CT Ivo Varella (basquete em cadeira de rodas), Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (tênis de mesa) e a Abecelesc (goalball).