A Prefeitura de Joinville, por meio do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), promove mais um mutirão de microchipagem de cães e gatos no próximo sábado (15/11). Nesta edição, a iniciativa ocorre no bairro Jardim Iririú, das 8h às 16h, na Escola Municipal Professora Laura Andrade (rua Senador Rodrigo Lobo).
A ação é gratuita e voltada exclusivamente para moradores dos bairros Iririú, Jardim Iririú, Aventureiro, Vila Cubatão, Comasa, Espinheiros, Boa Vista e Jardim Paraíso. Além da microchipagem, o animal poderá receber a ficha de encaminhamento para castração.
Não é preciso se inscrever antecipadamente e o atendimento ocorre por ordem de chegada. O tutor deve levar RG ou CNH e comprovante de residência atual e é indispensável que o animal esteja presente.
O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro do dispositivo, ficam as informações do tutor, permitindo encontrar o cão ou gato com mais facilidade caso escape.
Após a aplicação, recomenda-se não passar a mão na região onde o microchip foi implantado por cerca de seis horas, além de evitar o banho do animal durante sete dias.
As atividades do Centro de Bem-estar Animal (CBEA) são operacionalizadas pela clínica veterinária Clinicão, que presta serviços veterinários, além de atividades como transporte, plantão e manejo dos animais. A ação de microchipagem também conta com a parceria dos alunos do curso de medicina veterinária da Unisociesc.