Voluntários ajudam a transformar o Centro de Joinville e fortalecem vínculos com a comunidade

Publicada em 06/11/2025 às 12:30
Relacionado a:

A campanha “Joinville é a nossa casa”, lançada pela Prefeitura de Joinville com apoio do Conselhos das Entidades, ganha cada vez mais força com a adesão de voluntários que estão ajudando a combater as pichações e transformar as ruas da cidade.

A cada ação realizada, cresce o número de pessoas que se unem ao movimento e, juntas, dão exemplo de cidadania e espírito comunitário. Uma delas é o pastor Roberto Galon, da Comunidade Cristã Siloé, que trabalha como voluntário desde 2018, ajudando a cuidar de Joinville.

“Como comunidade, é uma ação muito importante. Fazemos esse trabalho voluntário para melhorar os ambientes públicos da nossa cidade e torná-los ainda mais bonitos, melhores e mais acolhedores para as pessoas que utilizam”, destaca Galon.

Grande mutirão contra a pichação vai movimentar Joinville em 15 de novembro

No dia 15 de novembro (sábado), um grande mutirão de combate à pichação será realizado para revitalizar Joinville, com a limpeza, pintura e remoção de pichações em prédios previamente selecionados.

O grupo liderado pelo pastor Galon é um dos que já se comprometeu em ajudar Joinville doando seu tempo para revitalizar os imóveis com pichações. Assim como ele, outros grupos de voluntários, como de igrejas, instituições, associações e amigos, também estão engajados na ação.

“Nós abraçamos a causa de imediato. Queremos um trabalho de qualidade em cada prédio e sabemos que, para isso, precisamos lavar as paredes, restaurar partes quebradas e, só depois, fazer a parte da pintura para que ela fique com maior qualidade e aderência”, conta.

Qualquer pessoa pode participar do Mutirão que está sendo promovido pela Prefeitura, em parceria com o Conselho de Entidades e voluntários. Basta acessar o site da Prefeitura de Joinville (joinville.sc.gov.br/nossacasa), preencher o formulário com todas as informações solicitadas e aguardar o contato dos organizadores. O cadastro no site da Prefeitura também é válido para participação em outras ações pontuais, além do mutirão.

Também é possível doar materiais, como tintas, pincéis e rolos, entrando em contato diretamente com a Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) pelo telefone ou WhatsApp (47) 3435-0660.

A comunidade também pode auxiliar informando pontos de pichação pelo aplicativo Joinville Fácil, ajudando a mapear os locais que necessitam de cuidado. Para isso, é só acessar o aplicativo e seguir o passo a passo, incluindo foto e endereço do local pichado.

Espaços e prédios municipais são revitalizados pela própria Prefeitura. Os grupos de voluntários contribuem com o embelezamento de imóveis particulares, mediante a autorização dos seus proprietários.

Compartilhe

Skip to content