Após uma espera de quase 30 anos, moradores das ruas Curt Janssen e Rudolfo Schulz, no bairro Rio Bonito, comemoraram nesta terça-feira (4/11) a autorização da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), para o início imediato de obras de pavimentação em ambas as vias.
A Ordem de Serviço foi assinada pelo prefeito em exercício, Diego Machado, pelo secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá, e pelo secretário de Governo, Gilberto de Souza Leal, em evento realizado na Igreja Alcance Joinville, que recebeu a presença de moradores da região, servidores da Seinfra e convidados.
Ao todo, serão 1,5 km de pavimentação, sendo 627,18 metros da Rua Curt Janssen e 357,85 metros da Rua Rudolfo Schulz. Além disso, a obra também vai proporcionar a regularização do acesso da Rua Rudolfo Schulz à BR-101, principal ponto de acesso para os moradores, com a pavimentação de 559,95 metros.
“São áreas de grande densidade populacional. A Rua Curt Janssen é uma via em declive, e um trecho dela está desmoronando. Além da pavimentação, será construído um muro de contenção, tanto na parte mais elevada quanto na parte mais baixa, possibilitando novamente a ligação entre as duas áreas, que atualmente está interrompida. Já na Rudolfo Schulz, a concessionária havia sinalizado a possibilidade de fechamento do acesso por considerá-lo irregular. Conseguimos firmar um acordo para adiar esse fechamento até que o município concluísse o projeto executivo e, consequentemente, pudesse iniciar a obra”, explica o prefeito.
A obra terá um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, com recursos provenientes de financiamento junto ao Banco do Brasil. A empresa vencedora da licitação e que vai executar a obra é a Construtora Fortunato Ltda. O prazo de contrato é de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.
Solução em concreto faz parte de complexo projeto para Rua Curt Janssen
Na Rua Curt Janssen, cerca de 270 metros de pavimentação serão realizados em concreto. A adoção dessa solução técnica foi definida principalmente em razão da forte inclinação da pista, o que exigiu um estudo detalhado ainda na fase de projetos. Segundo a equipe técnica da Seinfra, o planejamento foi cuidadosamente elaborado para garantir a ligação completa da rua, assegurando a qualidade e a durabilidade da obra.
“Essa rua apresenta características que a diferenciam das obras tradicionais. Serão necessárias duas contenções, uma em cada lado da via. Nós vamos utilizar o muro gabião, uma técnica amplamente empregada em rodovias, que também será aplicada aqui. Para garantir a estabilidade da pista, será utilizado o concreto armado, proporcionando a segurança necessária para o trânsito na via”, detalha o secretário de Infraestrutura Urbana, Jorge Sá.
A execução dos trabalhos segue um cronograma que contempla etapas como contenção, drenagem e estruturação da via. Parte das ações ocorre de forma paralela, o que contribui para o avanço da obra dentro dos prazos estabelecidos.
