Secretaria de Saúde de Joinville compartilha experiências de Saúde Mental e sedia II Seminário de Imunização

Publicada em 31/10/2025 às 16:48
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Joinville compartilhou experiências no XV Encontro Catarinense de Saúde Mental e no I Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, em Florianópolis. Além disso, o município organizou o II Seminário de Imunização de Joinville.

Na sexta-feira (31/10), na UniSociesc, a Secretaria de Saúde promoveu o II Seminário de Imunização de Joinville, mobilizando profissionais da área, servidores públicos, estudantes e técnicos para debater estratégias, avanços, novas tecnologias e revisitar a trajetória da imunização em Joinville.

A Secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante, destacou na abertura o protagonismo dos profissionais da saúde na imunização da população.

“Vacinar é amar a vida, e os servidores da Secretaria de Saúde têm realizado um importante trabalho para reforçar as ações de imunização no município, como ações de vacinação nas escolas, abertura de unidades aos finais de semana, entre outras estratégias”, avalia.

Ana Maria Elias, uma das integrantes da mesa redonda “Os caminhos da Imunização ontem e hoje”, foi servidora por 32 anos na Saúde de Joinville, onde atuou em várias frentes, inclusive na vacinação.

“Era uma época muito difícil, onde fazíamos tudo, da vacinação até a visita domiciliar. Quando entrei, tínhamos apenas cinco unidades de saúde, hoje são mais de 50”, recorda a auxiliar de enfermagem.

O diretor de Vigilância do Estado de Santa Catarina, João Fuck, esteve no evento para falar sobre a Cobertura Vacinal Joinville e de Santa Catarina. Ele enfatizou a parceria entre o estado e os municípios nas campanhas de vacinação e o papel estratégico de Joinville neste cenário.

“Joinville representa sozinha quase 7% das doses aplicadas nesta edição da campanha de multivacinação, com 12.687 doses aplicadas durante todo o período da campanha em outubro. No dia D, 11,7% da vacinação em Santa Catarina foi no município. O que se faz em Joinville impacta diretamente na cobertura de todo o estado”, reforça.

Ele também destacou a importância de Joinville ser a primeira cidade de Santa Catarina a criar uma unidade de Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais Municipal (CRIEm). “A abertura do CRIEm em Joinville possibilita a avaliação do usuário e o estoque no próprio município. Então você ganha muito em agilidade e acesso da população”, explica.

Nove projetos apresentados pela Saúde Mental de Joinville

De 29 a 31 de outubro, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Joinville estiveram no XV Encontro Catarinense de Saúde Mental e no I Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, em Florianópolis. Os eventos reuniram entidades públicas e privadas e representantes da sociedade para discutir o desenvolvimento da saúde mental de forma coletiva, trocar experiências e apresentação de trabalhos científicos.

O grupo apresentou nove projetos, entre trabalhos científicos, oficinas e minicursos que abordaram as boas práticas e vivências da rede municipal de saúde mental. Foram temas relevantes como a aplicação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde e já consolidada no município, as experiências de cuidado em liberdade na rede de atenção psicossocial e as estratégias de abordagem em saúde mental para pessoas em situação de rua.

Paralelamente às apresentações técnicas, a exposição “RessignificAção do Ser” exibiu trabalhos confeccionados nas oficinas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS).

Outro momento especial foi o lançamento do livro “Vestígios da Loucura” durante uma das oficinas. A autora, Jéssica Thaise, usuária do CAPS II e agora poetisa, realizou o sonho de publicar seu primeiro livro com o apoio dos profissionais da saúde mental, em um cuidado integrado para fomentar o protagonismo do usuário.

“O grande objetivo de participarmos de eventos como esse é que nossos profissionais estejam atualizados, se qualificando para que a assistência ao nosso usuário realmente seja a melhor possível. Além disso, temos a oportunidade de compartilhar ações que já estão bem estabelecidas em Joinville”, destaca Ana Caroline Giacomini, gerente de Saúde Mental e Serviços Especializados da Saúde de Joinville.

Compartilhe

Skip to content