Os pezinhos batem no ritmo da marcha e as mãozinhas fazem soar os bumbos, surdos e caixas claras. À frente, as pequenas balizas têm movimentos sincronizados e as bandeiras são erguidas pelas crianças. Essa cena ocorre duas vezes na semana, em dias de ensaio da fanfarra do Centro de Educação Infantil (CEI) Zilda Arns Neumann, a primeira formada por crianças da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Joinville.
Atualmente, a fanfarrinha conta com 33 crianças de 4 e 5 anos, do 2º período da Educação Infantil. Eles são regidos pela diretora Silvana Alves de Oliveira Miranda e o corpo coreográfico formado pelas balizas, porta-bandeira e estandarte é de responsabilidade da professora Sharline Reckziegel Boldt.
Silvana foi a idealizadora da fanfarrinha quando ainda era professora da unidade. Ela havia participado de fanfarras quando morava no Rio Grande do Sul e ganhou mais experiência na área após ajudar nos projetos das escolas Oswaldo Cabral e CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira.
“A fanfarra é uma paixão para mim. Eu sei o que é o esforço de uma criança e acredito no potencial da Educação Infantil, então fico muito feliz em ver o resultado. Só que nada se constrói sozinho, tudo é parceria com as famílias que pegam junto”, conta.
Neste ano, a fanfarrinha do CEI Zilda Arns Neumann teve destaque com a participação no Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro, na avenida Beira Rio. Foi um momento de alegria para as crianças e os familiares, que acompanharam de perto os alunos se apresentando para toda a cidade. A passagem dos pequenos pela avenida também chamou a atenção do público que prestigiou o evento.
Os primeiros passos da fanfarra infantil se deram em 2017, quando foram usadas panelas e colheres de madeira para produzir os primeiros sons. Com a contribuição dos pais, no ano seguinte foram comprados instrumentos para as crianças e assim teve início oficial a fanfarrinha do CEI.
Como funciona a fanfarra no CEI Zilda Arns Neumann
O grupo é formado já no início do ano letivo com as crianças do 2º período. Os professores de Educação Física fazem a seleção dos alunos e depois começam os ensaios para aprimorar o trabalho ao longo dos meses.
“Todas as crianças do CEI são valorizadas, mas os segundos períodos puxam alguns projetos para marcar a história deles na Educação Infantil. É o ano de protagonismo deles, então são recordações que vão ter para sempre”, explica a diretora.
Atualmente, são usados bumbos, surdos e caixas claras, porém o objetivo é ampliar o projeto com pratos para 2026, além de adquirir mais instrumentos para contemplar outros alunos na fanfarrinha.
Desenvolvimento das crianças
Além de ser um projeto que fica marcado na memória das crianças e dos familiares, a fanfarra ajuda no desenvolvimento motor e físico dos alunos. De acordo com a diretora Silvana, a criança precisa de aptidão para sincronizar marcha, ritmo, som, memorização, troca de toque.
“Além disso, tem a questão artística, em que as meninas da baliza precisam fazer os movimentos motores, corporais e ainda se concentrarem no movimento dos bastões. Na parte da frente, com as bandeiras, os alunos ainda aprendem o que cada uma delas representa e o contexto cultural”, finaliza.
Programa Música na Escola
A fanfarrinha é um projeto próprio do CEI Zilda Arns Neumann, porém a Secretaria de Educação de Joinville também mantém o programa Música na Escola, em que oferece aulas de fanfarra para alunos do Ensino Fundamental, em parceria com o Instituto Arte Maior.
Hoje são atendidos quase 1,5 mil alunos de 28 unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. Os alunos têm aulas no contraturno escolar em duas modalidades: as fanfarrinhas, em que são contemplados estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e as fanfarras, com alunos do 6º ao 9º ano que também têm aulas de prática rítmica.
Com dez professores atuando no núcleo e circulando por diferentes escolas, as fanfarras vêm fazendo apresentações periódicas para a comunidade, mostrando o avanço e a consolidação do programa.