Joinville é a primeira cidade do Estado a contar com um Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais Municipal (CRIEm). A medida vai trazer mais agilidade e segurança para a imunização de pacientes de alto risco. Atualmente, Santa Catarina possui apenas a unidade estadual do serviço, localizada em Florianópolis.
A implantação foi firmada nesta semana entre a Secretaria da Saúde de Joinville e a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e passa a valer a partir do dia 22 de setembro, próxima segunda-feira. Os Centros de Referência são responsáveis por disponibilizar vacinas e imunobiológicos especiais não contemplados no calendário Nacional de Vacinação para pessoas em condições clínicas específicas ou em situações de risco.
Este é o caso de pacientes com imunodeficiências, reações alérgicas a componentes de vacinas e outras situações clínicas que exigem esquemas diferenciados de vacinação. O Centro também avalia novas solicitações para aplicação desses imunizantes.
Com a criação do CRIEm, a expectativa é de que solicitações de vacinas especiais, que atualmente levam de 60 a 90 dias até serem disponibilizadas, levem em média 15 dias. A medida deve reduzir o tempo de espera e garante proteção segura e eficiente aos grupos de alto risco.
“Esta ação pioneira é uma grande conquista para Joinville e região. Temos uma demanda crescente de avaliações e aplicações de imunobiológicos especiais e isso reforça a necessidade de implantação de um CRIE municipal. É uma parceria que amplia e aprimora o acesso a grupos mais vulneráveis da população, atuando na prevenção e no cuidado de quem mais precisa”, destaca a secretária da Saúde de Joinville, Daniela França Cavalcante.
Para João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC, este é um passo importante para ampliar o acesso da população. “Joinville é o primeiro município a solicitar a abertura deste Centro, o que representa um passo importante para diminuir o tempo de espera pelo imunobiológico em caso de indicação, assim como dar autonomia à equipe local, com o apoio do Estado. Além disso, a experiência em Joinville será importante para avaliação da rede e abertura do serviço em outros municípios catarinenses”, avalia João.
Acesso à vacinação no CRIEm de Joinville
Para acessar o serviço do CRIEm de Joinville, pacientes com condição especial devem procurar a Unidade Básica de Saúde da Família de sua referência ou a Sala Central de Imunização (rua Abdon Batista, 172) com a prescrição médica detalhada, incluindo o nome completo do paciente, o imunobiológico solicitado, a justificativa clínica e o CID da doença.
O CRIEm de Joinville atuará com equipe especializada para avaliar os encaminhamentos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde da Família. A iniciativa está alinhada às diretrizes do Ministério da Saúde.
Todas as vacinas disponíveis no CRIE são fornecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e integradas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A atuação do novo Centro em Joinville seguirá as orientações nacionais sobre vigilância, manejo e protocolos de vacinação conforme o perfil de cada paciente.
Grupos com direito à vacinação no CRIEm
- Imunocomprometidos: pessoas com sistemas imunológicos deficientes, como as que vivem com HIV/AIDS, em tratamento de câncer (oncológicos), que passaram por transplantes de órgãos ou de células-tronco, ou com doenças raras que afetam a imunidade;
- Doenças crônicas: indivíduos com doenças crônicas como cardiopatias, pneumopatias (doenças pulmonares), diabetes mellitus, doenças neurológicas crônicas incapacitantes, e asma persistente moderada ou grave;
- Gravidez e recém-nascidos: gestantes podem receber vacinas específicas para a proteção do bebê, e alguns recém-nascidos de alto risco, como os prematuros, também podem ter indicação;
- Profissionais de saúde: profissionais de saúde expostos a riscos específicos que os tornam mais vulneráveis a determinadas infecções;
- Outras condições: pessoas que tiveram reações graves a vacinas anteriores e necessitam de avaliação especializada, assim como portadores de certas condições raras como as alergias a proteínas de origem animal.