Instituições de saúde, educação e segurança conhecem plano de contingência para fornecimento de água durante a última parada da ETA Cubatão

Publicada em 16/09/2025 às 18:38
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Na manhã desta terça-feira (16/9), representantes de instituições de saúde, educação e segurança participaram de uma reunião na sede da Prefeitura de Joinville sobre a sexta e última parada programada da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. O prefeito Adriano Silva iniciou o encontro reforçando a importância das obras para o bom funcionamento da ETA e explicando o processo de modernização da estação.

O objetivo da reunião foi repassar informações a respeito da intervenção e detalhar o planejamento que foi elaborado para o atendimento destas instituições que prestam serviços essenciais para a população. A próxima parada será no sábado (20/9) e a previsão é que a estação permaneça desligada durante 16 horas, isto é, a partir das 16h de sábado, até a manhã de domingo (21/9).

Também participaram da reunião Sidney Marques de Oliveira Júnior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville; e Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia, que detalhou o planejamento para as instituições.

Durante a obra, serão substituídas duas peças para promover a interligação entre as duas adutoras da estação, de 700 mm e 900 mm, e criar um sistema de isolamento entre elas, possibilitando seu funcionamento independente após a conclusão dos serviços de modernização. Nesta última etapa também serão realizados todos os testes necessários para início da operação da nova subestação de energia da ETA.

A Companhia Águas de Joinville trabalha com a previsão que a parada seja de aproximadamente 16 horas. Porém, caso seja necessário, há possibilidade desse tempo se prolongar. Desta forma, os representantes das instituições conheceram o plano de contingência e também as simulações com os reflexos no tempo de desabastecimento.

Consumo consciente, revisão nos sistemas hidráulicos e planejamento

Entre as ações do plano de contingência, está a disponibilização de caminhões-pipa para o atendimento de unidades mais críticas de saúde, educação e segurança. Os caminhões poderão ser solicitados pelos representantes destas entidades.

Também foram repassadas orientações de como garantir acesso livre à caixa-d’água do local, a importância da presença de uma pessoa preparada para atender o caminhão-pipa, que conheça a estrutura física do local, e o funcionamento adequado do sistema hidráulico, como boias e bombas.

Foi solicitado, também, o acompanhamento do nível dos reservatórios durante a intervenção, além de reforçar junto aos colaboradores as dicas de consumo consciente que a Companhia tem divulgado nos últimos dias.

“É o momento das unidades olharem para suas próprias estruturas para garantirem que o reabastecimento seja realizado da forma mais rápida possível”, complementa o prefeito.

Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia, orienta, por exemplo, que as atividades com maior consumo de água sejam realizadas até quinta-feira (18/9) tanto pelas instituições, quanto pela população em geral.

“Para as escolas, orientamos que a partir de sexta-feira (19/9), utilizem a água apenas para atividades essenciais. Desta forma, na segunda-feira, quando as aulas voltarem, eles terão a caixa-d’água abastecida para utilizarem ao longo do dia”, reforça Janine.

Compartilhe

Skip to content