De 16 a 21 de setembro, Joinville estará presente nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina 2025 (Parajasc), levando para o município de Lages, onde ocorrem os jogos, a maior delegação do Estado.
Ao todo, participam 265 atletas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva, além de 14 técnicos, 10 dirigentes e 55 integrantes de staff, incluindo guias, operadores de rampa para a bocha paralímpica e auxiliares dos atletas.
No segmento de deficiência física, Joinville vai disputar, com equipes femininas e masculinas, as modalidades de atletismo, bocha cadeirante, bocha andante, bocha paralímpica, ciclismo, natação, tênis de mesa, xadrez, além de basquete cadeirante misto.
Também com equipes masculinas e femininas, os paratletas do segmento de deficiência intelectual participam do atletismo, atletismo down, bocha, ciclismo, natação, tênis de mesa e, ainda, basquete e futsal masculino.
Já no segmento de deficiência visual, as modalidades de atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação, xadrez e judô serão disputadas pelas equipes femininas e masculinas.
E no segmento de deficiência auditiva, as equipes masculinas e femininas participam das modalidades de atletismo, bocha, natação, tênis de mesa, xadrez e, ainda, futsal masculino.
Paradesporto fortalecido em Joinville
De acordo com a gerente da área de Paradesporto da Secretaria de Esportes (Sesporte), Rosicler Ravache, Joinville embarca para o Parajasc com expectativas positivas, levando equipes robustas e bem preparadas.
“Será uma disputa acirrada com outras grandes delegações, mas nossa expectativa é muito boa. A área de paradesporto de Joinville vem crescendo e se fortalecendo ao longo dos últimos anos, graças ao reconhecimento do Poder Público pelo trabalho realizado por instituições parceiras que atuam com pessoas com deficiência”, avalia Rosicler.
Um dos nomes em evidência da delegação joinvilense é o medalhista mundial Edenilson Floriani, que vai disputar as provas de arremesso de peso e lançamento de dardo. No dia 20 de setembro, logo após a sua participação no Parajasc, o paratleta e seu técnico, Eliandro Braz Lucio, embarcam para a Índia, onde representam o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, na capital Nova Délhi.
Segundo Rosicler, também é promissora a modalidade de goalball, que vem realizando treinamentos semanais e participa do Parajasc 2025 com equipes completas, nas categorias feminino e masculino.
“Nossa principal colheita são os projetos e políticas públicas como o Festival Itinerante Paradesportivo, realizado nas escolas, e o Giro Paradesportivo, com a participação da comunidade, que vêm atraindo atletas para as equipes. Esses projetos ajudam a captar talentos em diversos segmentos e que podem vir a representar Joinville em campeonatos em âmbito estadual e nacional”, completa Rosicler.
Primeiras medalhas na Natação
O Parajasc ainda não começou oficialmente, mas Joinville já conquistou suas primeiras vitórias no domingo (14/9), em Blumenau, onde foram realizadas as competições de Natação.
Entre os destaques estão Mariana Mello (deficiência auditiva na classe S15) e Allan Janing (deficiência visual na classe S11), que conquistaram cinco medalhas de ouro cada um nas categorias 100m livre, 50m livre, 100m peito, 200m medley e 100 costas.
Já Vitória Abranges (deficiência física S8) foi campeã nos 100m livre, 50m livre, 100m peito e 200m medley. E Augusto Costa (deficiência física classe S9) alcançou o ouro nos 100m livre, 50m livre, 100m peito, 200m medley, além da prata nos 100m costas.
Joinville no Parajasc
A participação de Joinville no Parajasc 2025 é uma iniciativa da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Joinville (Sesporte), com parceria das instituições que atuam junto às pessoas com deficiência no município, que são a Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (Ajidevi); o Centro Esportivo Para Pessoas Especiais (Cepe); a Apae Joinville; a Associação Paradesportiva de Deficiência Intelectual de Joinville (Apadi); a Associação Paralímpica de Joinville (APJ); a Associação Joinvilense de Tênis de Mesa (AJTM) e o Universo Down.