Prefeitura inicia a concretagem das rampas de transição da Ponte Joinville

Publicada em 15/08/2025 às 17:38
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está realizando nesta sexta-feira (15) a concretagem da rampa de transição que liga a rua São Borja, no bairro Boa Vista, à Ponte Joinville.

Foram utilizados 16 caminhões, que levaram até a Ponte Joinville 143 m³ de concreto. O mesmo processo será feito na rampa de transição da rua São Leopoldo, também localizada na margem do Boa Vista, e na rampa que liga a ponte à Avenida Alwino Hansen, na margem do bairro Adhemar Garcia. As datas para essas concretagens serão programadas posteriormente.

“As rampas das ruas São Borja e São Leopoldo vão se encontrar no eixo da pista, quase em cima do braço do Rio Cachoeira. Depois dessas rampas, vem a colocação das vigas pré-moldadas que vão formar a estrutura da ponte”, explica Paulo Castro, diretor-executivo da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

A construção e o armazenamento das 127 vigas que serão utilizadas para compor a Ponte Joinville ocorrem em dois pátios de fabricação: um instalado no Adhemar Garcia e outro no bairro Comasa. Essas estruturas serão depois transportadas para os canteiros de obras da Ponte Joinville.

Sobre a Ponte Joinville

A Ponte Joinville terá aproximadamente 980 metros de comprimento e 26 metros de largura e vai ligar as regiões Sul e Leste de Joinville, partindo da Avenida Alwino Hansen, no bairro Adhemar Garcia, seguindo sobre o rio Cachoeira, e sendo conectada com o sistema viário do bairro Boa Vista, nas ruas São Leopoldo e São Borja.

Serão duas pistas para cada um dos sentidos, além de área para acostamento, ciclovia e calçada para pedestres. A expectativa é que diariamente, cerca de 65 mil pessoas passem pela ponte após a conclusão da obra.

Com a construção da Ponte Joinville, cerca de 448 mil moradores dessas regiões serão diretamente beneficiados com a melhoria da mobilidade. Além disso, o percurso para deslocamento entre as regiões Leste e Sul vai diminuir, impactando positivamente para as pessoas que utilizam quatro terminais urbanos de transporte coletivo.

Compartilhe

Ir para o conteúdo