Dos 3,5 mil bebês de seis meses a menores de um ano com recomendação para receber a Dose Zero de Sarampo em Joinville, 31% deste público-alvo foi vacinado.
A campanha estabelecida pelo Ministério da Saúde completa um mês no município e é uma estratégia temporária adotada para reduzir o risco de surtos da doença e ampliar a proteção dos bebês, considerados mais vulneráveis a desenvolver complicações do sarampo. A Dose Zero do Sarampo está disponível nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de Joinville (exceto na UBSF Jativoca) e na Sala de Vacinas Central.
Para os bebês de 6 a 8 meses, a campanha prevê a aplicação da vacina dupla viral, que protege contra sarampo e rubéola. Devido à sensibilidade e o curto prazo de validade do imunizante após a abertura do frasco, o atendimento desta faixa etária ocorre por agendamento, realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) ou na Sala de Vacinas Central.
Para crianças de 9 a 11 meses, não há necessidade de agendamento prévio. Neste caso, a vacina aplicada será a tríplice viral (VTV), que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Os endereços e horários de atendimento das unidades estão disponíveis no link.
A Coordenadora de Imunização da Saúde de Joinville, Nicoli dos Anjos, alerta que a aplicação da Dose Zero é uma medida de caráter preventivo.
“A Dose Zero é uma ação complementar ao esquema vacinal. É muito importante que, além desta ação preventiva, as famílias mantenham a vacinação em dia, inclusive as doses de sarampo já previstas no calendário vacinal”, orienta.
No calendário nacional de vacinação, a primeira vacina contra o sarampo ocorre aos 12 meses, com a aplicação da vacina tríplice viral (VTV), com o primeiro reforço aos 15 meses, com a vacina tetra viral, que protege contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.
O sarampo é uma doença infecciosa altamente contagiosa com transmissão de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. É uma doença grave que pode deixar sequelas pelo resto da vida ou até mesmo causar a morte.
Para adolescentes e adultos até 59 anos que não foram vacinados ou estão com o esquema de vacinação do sarampo incompleto, a recomendação é atualizar o esquema vacinal de acordo com a situação encontrada. Em caso de dúvidas se foi vacinado ou não, dirija-se à Unidade Básica de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Tire suas dúvidas sobre a Dose Zero do Sarampo
– O que é Dose Zero?
É uma dose extra de vacina que não faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, mas é importante para conter eventuais surtos da doença e reduzir o risco de formas graves da doença no público mais vulnerável, como os bebês.
– Quem precisa se vacinar com a Dose Zero do Sarampo?
Crianças de 6 a 11 meses e 29 dias de idade.
– Como se vacinar?
Para vacinar crianças de 6 a 8 meses, faça o agendamento previamente na UBSF mais perto da sua casa, ou na Sala de Vacinas Central. Para crianças de 9 a 11 meses não é necessário agendamento prévio, apenas apresente documentos da criança e do responsável e a Carteira de Vacinação.