Educação entrega 314 kits de robótica para escolas da Rede Municipal de Ensino

Publicada em 11/07/2025 às 17:58
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Educação realizou a entrega de 314 kits de robótica para escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville, dentro do programa Somos Digitais. Os materiais poderão ser usados pelos alunos de 28 unidades escolares que estão no curso de programação <Lab_Code>.

Os kits de robótica entregues pela Prefeitura de Joinville são um conjunto de componentes eletrônicos usados para construir projetos com a placa Arduíno, que é uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto que permite a criação de projetos interativos e sistemas inteligentes.

Para o prefeito Adriano Silva, os kits de robótica são fundamentais porque incentivam e ajudam os estudantes a se interessarem mais por programação e robótica.

“Eles também já fazem com que os nossos jovens possam pensar lá na frente em uma profissão nessa área. Cada vez mais, os nossos jovens precisam aprender atividades fora do currículo escolar normal para deixar eles mais preparados para essa revolução tecnológica que está acontecendo”, complementa o prefeito.

O secretário de Educação, Diego Calegari, explica que o Arduíno é uma peça que parece simples, mas é uma ferramenta potente de aprendizagem que permite a programação com a robótica.

“Os nossos alunos estão aprendendo a robótica e a programação com a mão na massa, e isso é muito importante para as competências que a gente quer desenvolver nos nossos estudantes pensando lá no futuro”, explica.

Os materiais foram adquiridos com emenda parlamentar do deputado estadual Matheus Cadorin, em um investimento de R$ 130.310,00. Outros 300 kits ainda estão em processo de compra com os recursos da emenda.

Programa Somos Digitais

Desde a criação do programa Somos Digitais, em 2022, a Secretaria de Educação investiu mais de R$ 130 milhões em tecnologia para equipar as unidades escolares e capacitar os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

Ao todo, foram adquiridos 1.070 projetores interativos para as salas de aula, 17.500 chromebooks para alunos, 5.679 notebooks para professores, 2,2 mil kits de robótica (contabilizando os materiais entregues nesta sexta-feira) e 72 impressoras 3D com filamento, além do investimento em internet wifi de alta velocidade para todas as Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).

“A gente vem investindo muito em tecnologia por meio do programa Somos Digitais, trazendo essas ferramentas para dentro da escola para que nossos alunos possam se apropriar delas e aprender a usá-las de maneira eficiente, eficaz e ética. Isso vai ajudar muito porque as principais profissões do futuro, as oportunidades que vão surgir para eles, têm a ver com tecnologia, inovação e criatividade, que é o que desenvolvem com esses tipos de ferramentas”, finaliza o secretário.

Compartilhe

Skip to content