Joinville está entre as 10 cidade do Brasil com melhor ecossistema para startups

Publicada em 22/05/2025 às 18:02
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

A StartupBlink, uma plataforma de pesquisa sobre economia da inovação global, colocou Joinville na nona posição dos 10 municípios brasileiros com melhor ecossistema para startups. Em 2024, Joinville estava na décima posição.

No Global Startup Ecosystem Index 2025 da StartupBlink, que é o ranking mundial das mil cidades com melhor ecossistema para startups, Joinville ocupa a 423ª posição. Um pulo de 108 posições, em relação ao ano passado.

Segundo a StartupBlink, o crescimento de Joinville foi tão impressionante que conseguiu ultrapassar no ranking nacional a cidade de Recife, mesmo com os bons resultados da capital de Pernambuco.

Joinville apresentou um crescimento anual de 84,4% no seu ecossistema. O município é uma das 28 cidades brasileiras no ranking mundial das mil cidades com melhor ecossistema para startups.

“A nona posição de Joinville no ranking nacional de ecossistemas de startups da StartupBlink é uma conquista significativa que merece ser celebrada. Este reconhecimento, fundamentado em uma metodologia robusta e em dados concretos, valida os esforços contínuos da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação e de todo o ecossistema local – incluindo Join.Valle, Ágora Tech Park, Softville, universidades e empreendedores”, afirma William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Na elaboração do ranking, são mensurados os seguintes quesitos: quantidade (o nível de atividade do ecossistema), qualidade (o impacto e o sucesso da atividade no ecossistema) e ambiente de negócios (o quanto as condições gerais são favoráveis ​​ao crescimento da startup).

“Os fatores que impulsionam este sucesso de Joinville são multifacetados, englobando desde programas municipais proativos de capacitação e fomento ao investimento, como o JEDI e o Join.VC , até o acompanhamento sistemático do crescimento do setor, evidenciado pelo aumento de 35% no número de startups ativas. A cultura de colaboração e a existência de uma infraestrutura de apoio diversificada, que atende desde a ideação até a expansão de negócios, são pilares desta trajetória ascendente”, explica William Escher.

Segundo o diretor-executivo do Join.Valle, Rogers Pereira, este avanço de Joinville no ranking é um reflexo direto da força da conexão entre governo, academia, empresas e sociedade civil.

“No Join.Valle, acreditamos que um ecossistema inovador só prospera quando esses diferentes atores atuam de forma coordenada, com visão de longo prazo e senso de comunidade. Esta conquista reforça que estamos no caminho certo ao fomentar pontes entre os setores e criar um ambiente propício para o surgimento e o crescimento de startups com impacto real”, aponta Rogers.

Localizada em Singapura e no Chipre, a StartupBlink tem o objetivo de fornecer informações para fundadores de startups para que possam tomar decisões sobre o local adequado para construir sua startup.

Acesse o Global Startup Ecosystem Index 2025

Compartilhe

Skip to content