Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde de Joinville realizam mutirão de limpeza nos cemitérios municipais para eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. A ação começou na segunda-feira (19/5) e vai até quarta-feira (21/5) e é realizada após o Dia das Mães, quando aumenta o número de visitas nos cemitérios.
Os agentes de endemias recolhem embalagens e plásticos deixados nos locais e que podem armazenar água e dar origem a focos do mosquito da dengue.
“Os agentes fazem a coleta das larvas, tiram amostras que serão analisadas no laboratório da Vigilância Ambiental. Em seguida, fazem o tratamento nos depósitos que não podem ser eliminados. Utilizamos um larvicida com duração de 60 dias, período em que a larva não se desenvolve”, explica Emerson Brites da Maia, coordenador da Vigilância Ambiental.
Além das ações pontuais depois de grande movimento de visitantes, técnicos da Vigilância Ambiental vistoriam os cemitérios quinzenalmente porque são considerados pontos estratégicos. “A nossa orientação é não levar adornos plásticos e que os vasos sejam furados. Também é preciso verificar se o vaso existente está deixando água parada”, explica Emerson.