Novas exposições no Museu de Arte de Joinville são atrações para o fim de semana

Publicada em 16/05/2025 às 17:25
Relacionado a:

Para quem está procurando uma atividade cultural neste fim de semana, a dica é incluir no roteiro uma visita ao Museu de Arte de Joinville (MAJ) e aproveitar para conhecer a exposição “Mulheres que movem o museu: práticas insurgentes no acervo”.

Nesta sexta-feira (16), ocorre a abertura da exposição que faz parte da programação da 23ª Semana Nacional de Museus. O MAJ fica na rua XV de Novembro, 1.400 e funciona de terça a domingo, das 10 horas às 16h.

A exposição “Mulheres que movem o museu: práticas insurgentes no acervo” propõe entender a presença feminina na história da arte brasileira. Não apenas reunir obras criadas por mulheres, mas evidenciar seus gestos de ruptura, sua potência crítica e singularidades, rompendo com o padrão, e reconstruindo narrativas e tensionando as estruturas de poder.

As obras que compõem a exposição são de Tarsila do Amaral, Renina Katz, Tomie Ohtake, Fayga Ostrower, Regina Silveira, Maria Bonomi, Lygia Clark, Eli Heil, Flávia Fernandes, Eladir Skibinsk, Katia Canton e Beatriz Milhazes.

Por meio da representação destas artistas, essas produções questionam normas, ressignificam identidades e expandem fronteiras, mostrando uma arte que é tanto crítica quanto criativa. Mais do que exibir trabalhos, a mostra evidencia como essas vozes têm o potencial de transformar a história da arte.

Esta exposição também é um gesto de reconhecimento a essas mulheres que contrariaram o apagamento e apostaram na preservação de outras histórias. Ao trazer estas artistas ao acervo do museu, é feito um convite ao público para repensar o que constitui um museu, quem o constrói e quais narrativas ele escolhe contar.

A abertura da exposição será nesta sexta-feira, às 19h, no MAJ. A programação completa da 23ª Semana Nacional de Museus pode ser conferida aqui.

Nova exposição no porão do MAJ

A artista visual Márcia Lepage também abre nesta sexta-feira, no Museu de Arte de Joinville (MAJ), a exposição “Como construir ruínas”. Essa é a segunda mostra individual da artista, que funde o vidro a outros materiais e cria esculturas e objetos. As obras ficarão expostas até o dia 17 de junho, com entrada gratuita.

Esta exposição foi selecionada por meio de Edital de Chamamento realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para ocupar o porão do museu.

Compartilhe

Skip to content