Parto é um tipo de atendimento incomum em Unidades Básicas de Saúde e Pronto-atendimentos, mas é preciso que as equipes estejam sempre preparadas para atuar, de forma ágil e humanizada, em situações de emergência.
A chegada apressada do bebê Ryan Brian emocionou a equipe da UPA Sul, que raramente realiza esse tipo de atendimento. O parto aconteceu na última terça-feira (13/5) e foi o primeiro registrado na unidade neste ano.
A mãe, Leliane Almeida de Souza, veio caminhando até a unidade junto com o marido, já sentindo dores de contração e indicando trabalho de parto. Imediatamente, a equipe a encaminhou para o atendimento médico e acionou o SAMU.
O pequeno Ryan Brian nasceu saudável, de parto normal, com 2,87 quilos. Na sequência, o SAMU realizou a transferência da mãe e bebê para a Maternidade Darcy Vargas.
A enfermeira obstetra Camila Britto foi uma das profissionais da UPA Sul a auxiliar diretamente no atendimento e relatou a emoção da equipe em participar deste nascimento especial. “Não é algo que esperamos atender em uma UPA. O atendimento foi sincronizado e cada profissional fez a diferença”, lembra.
Leliane chegou há poucos meses em Joinville e, inicialmente, a equipe buscou dados do pré-Natal e idade gestacional do bebê para verificar se estava no tempo certo para nascer. O parto também registrou um fenômeno raro. “Ryan Brian nasceu empelicado, com a bolsa amniótica íntegra. Chorando e no colo da mamãe, teve atendimento imediato da equipe de atendimento infantil e da enfermagem. Foi muito especial!”, recorda a enfermeira.
A família mora próxima à UPA, no bairro Fátima. O pai, Renato Augusto, acompanhou a esposa na UPA Sul e conta que, ao chegar na unidade, foi para casa buscar um ultrassom, mas não deu tempo. Quando voltou, o filho já tinha nascido. Leliane e o bebê tiveram alta nesta quinta-feira (15). Segundo a mãe, o bebê já está mamando bem e é muito esperto.
“De todos os meus filhos, foi o parto mais rápido que eu tive. Não deu tempo nem de vir a ambulância, mas a equipe me atendeu muito bem, deu tudo certo”, comemora Leilane.
Parto na UBSF Fátima
Em abril deste ano, a UBSF Fátima também registrou um momento único: o primeiro parto realizado na história da unidade. A paciente procurou a UBSF logo ao perceber que ia entrar em trabalho de parto e não tinha tempo hábil para uma transferência. A criança nasceu no local, saudável e em segurança.
A coordenadora da UBSF Fátima, Eliana Garcia dos Santos Paterno, destacou o empenho da equipe. “O esforço e a atenção de todos foram essenciais para garantir acolhimento, segurança e humanização nesse momento tão especial”, recorda.