Abertura dos Jogos Estudantis de Joinville 2025 reúne atletas, alunos e familiares

Publicada em 12/05/2025 às 08:00
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

A manhã de sábado (10) foi de movimento no cenário esportivo com a cerimônia de abertura dos Jogos Estudantis de Joinville 2025, o Jeville. Neste ano, o evento chega a sua 26ª edição.

O evento ocorreu no Centreventos Cau Hansen e teve a presença da prefeita em exercício Rejane Gambin, do vereador Érico Vinícius, do secretário de Esportes, Douglas Steffen, de profissionais do meio esportivo, além de professores, treinadores, pais, familiares e comunidade em geral.

A vibração das torcidas deu o tom especial ao desfile dos alunos das 30 escolas que prestigiaram a abertura.

As bandeiras foram conduzidas por alunos do Ensino Médio do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. A execução do Hino Nacional foi feita pela Banda Jovem do Polo de Produção Musical da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Na sequência, os atletas fizeram o juramento, representados pelo estudante Francisco Belli Mattei, atleta de voleibol do colégio Santo Antônio, que foi terceiro lugar nos Jogos Esportivos de Santa Catarina (JESC) 2023 e primeiro lugar no Jeville 2022.

“Esse é um grande momento de interação, porque além das escolas municipais, traz para junto dessa competição as escolas estaduais e particulares e une Educação e Esporte que são duas premissas muito importantes para as nossas crianças e adolescentes porque passam por critérios como disciplina, resiliência, amizade e organização. Então realmente é um momento muito importante porque além da integração, vai fortalecer nas nossas crianças e jovens tudo isso que vai ser muito importante para a vida deles”, enfatiza Rejane.

Em seu discurso, o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen, reforçou o desejo para que os atletas tenham em mente durante toda a competição três palavras que ele considera essenciais.

“É um desafio conciliar 5 mil atletas competindo em 16 modalidades, mas a gente faz com muita alegria. Na Sesporte, a gente fala muito que o esporte traz a competição, que é a primeira palavra, e nos traz muitas coisas boas até para a vida, para sermos aguerridos. Entretanto, não podemos esquecer da segunda palavra que é a diversão. Esse momento precisa ser leve e divertido. E por fim, o respeito. Nós temos que tratar todos como iguais e é isso que a gente traz para dentro do Jeville”, destaca Douglas.

Participações especiais

Um dos pontos altos da solenidade foi o desfile do fogo simbólico que representa o espírito esportivo dos atletas. A tocha foi conduzida em revezamento pela dupla de vôlei de praia Agatha Fernanda de Lucca e Rafaella Alcini; pelo atleta de natação Augusto César Costa, também atleta da base do JEC Krona Futsal; e pelo professor Cleiton Leônidas Izauro, que representou todos os profissionais que atuam no Jeville e foi o responsável por acender a pira olímpica que simboliza o início oficial das competições.

O evento teve, ainda, apresentação do grupo oficial do Studio de Dança Márcia Moreira – Sociedade Educacional Santo Antônio. Já o Programa Dança na Escola levou ao evento apresentações da Escola Municipal Prefeito Joaquim Félix Moreira, do bairro Paranaguamirim, com a coreografia em homenagem a Walt Disney; e da Escola Municipal Professora Virgínia Soares, do bairro Floresta, que apresentou a coreografia O Fantástico Mundo de Oz.

Para marcar a abertura do Jeville 2025 no melhor clima esportivo, a Escola Municipal Enfermeira Hilda Anna Krisch, do bairro Jardim Iririú, conquistou o título de melhor torcida do evento.

“É uma sensação maravilhosa. Uma forma de honrar todo o esforço da escola, da gestão e dos alunos. Muitos se esforçaram para estar aqui hoje, deram a vida no grito de guerra, então foi muito merecido. Durante toda essa semana, a gente trabalhou na produção das bandeiras, ensaio do grito de guerra e dos tambores. Foi um envolvimento preparando para esse grande dia”, conta a professora de Educação Física da escola, Jaqueline da Silva.

A escola está treinando os alunos no contraturno e vai competir no Jeville nas modalidades de handebol, futsal, atletismo e basquete.

Jeville 2025

Realizado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte), os Jogos Estudantis de Joinville – Jeville 2025 têm o objetivo de desenvolver ações esportivas e paradesportivas direcionadas a crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino do Município, a fim de proporcionar experiências de socialização, cooperação e respeito pelo próximo e suas diversidades.

Em sua 26ª edição, o Jeville tem a participação de mais de 30 escolas, entre municipais, estaduais e particulares. Ao todo, serão aproximadamente 5 mil competidores, com faixa etária de 11 a 13 anos, e 14 a 16 anos, que disputarão diversas modalidades esportivas e paradesportivas (atletismo e natação), totalizando 16 modalidades. As competições vão ocorrer até o mês de novembro.

Compartilhe

Skip to content