A Estação de Tratamento de Água (ETA) Piraí, localizada no bairro Vila Nova, vai passar por uma parada programada para obras de melhoria no domingo (4/5). Desde o início da modernização da estação, ocorrido no segundo semestre de 2024, a unidade vem passando por intervenções, sem necessidade de interrupção no abastecimento. Nesta etapa, porém, em função do serviço que será executado, a parada temporária será necessária.
Os bairros atendidos pela ETA ficarão com o abastecimento comprometido durante o domingo. São eles: Boehmerwald, Itinga, Morro do Meio, Nova Brasília, Profipo, Santa Catarina, São Marcos e Vila Nova e parte dos bairros Anita Garibaldi, Floresta (oeste da rua Santa Catarina), Petrópolis (sul da rua dos Radialistas) e Zona Industrial Norte (Rodovia do Arroz e adjacências).
O abastecimento será interrompido a partir das 4 horas de domingo e a previsão é religar a estação até o início da noite. A normalização será gradativa, ao longo da noite, em regiões próximas à estação. Já áreas altas e os bairros mais distantes da estação deverão ter o abastecimento plenamente restabelecido na segunda-feira (5/5).
Os bairros Glória e Costa e Silva também são atendidos pela estação, porém, será realizada uma manobra operacional no sistema que abastece essas regiões, permitindo que, no dia da manutenção, excepcionalmente, sejam abastecidos pela Estação de Tratamento de Água do Cubatão. Imóveis desses bairros, então, não deverão ser afetados pela intervenção.
Sobre a modernização
Inaugurada em 1955, a ETA Piraí é a estação de tratamento de água mais antiga de Joinville. Com as obras de modernização, receberá um novo reservatório de água tratada e melhorias no sistema de bombeamento de água bruta, novos filtros e a construção de uma estação de tratamento de lodo.
No domingo, o serviço será realizado na adutora de 700 mm da ETA, que leva água tratada até os reservatórios nos bairros. Também será realizada a troca de paineis da subestação de energia da estação.
No projeto de modernização, também estão contempladas reformas e adequação hidráulica, estrutural e elétrica das atuais estruturas. A previsão é que todas as obras sejam concluídas em 2026, com investimento total de R$ 43 milhões, obtido por meio de financiamento junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), e contrapartida da Companhia.
Companhia reforça importância do consumo consciente
Para reduzir os impactos do desabastecimento nesse período, a Companhia Águas de Joinville recomenda ações de consumo consciente e também a existência de caixa-d’água nos imóveis para reservação.
Dias antes da parada da estação, avalie a capacidade de sua caixa-d’água. O ideal é a proporção de 200 litros, por dia, por morador. Caso a caixa tenha capacidade menor que a ideal, limite ainda mais o consumo. Se necessário, encha baldes e abasteça a geladeira com água.
Lave roupas com antecedência, bem como a limpeza de banheiros, cozinha e garagem. No sábado (3/5), um dia antes da parada da estação, comece a economizar água para que sua caixa-d’água esteja cheia no momento da interrupção do fornecimento.
No domingo (4/5), dia da parada, não use água em grandes quantidades, como para lavar roupas, calçadas ou regar o jardim. Restrinja o uso para beber, preparar refeições e para higiene pessoal.
Mantenha a restrição do uso de água até a normalização total do sistema. A Companhia orienta que, durante o período de normalização do abastecimento, o uso excessivo de água por alguns moradores afeta outras residências ao longo da rede, e a recuperação do sistema como um todo pode levar mais tempo que o previsto.
A água deve ser usada de forma consciente todos os dias, mas em caso de manutenções do sistema de abastecimento, como essa, o cuidado deve ser redobrado.