Técnicos municipais, equipes das Forças de Segurança e voluntários estão participando de uma formação promovida pela Prefeitura de Joinville para capacitação sobre os estudos de referência para o Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD). O curso começou na terça-feira (22/4) e segue até esta quinta-feira (24/4).
O objetivo é falar sobre o Plano de Gestão de Risco e treinar os participantes sobre processos que deflagram os riscos. “Eles precisam conhecer as áreas de riscos e como poderão contribuir com o município na gestão do risco e também na atuação em eventos de desastres”, explica Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Técnicos das secretarias municipais com atribuições na gestão de riscos participam da capacitação das seguintes secretarias: Secretaria de Governo, Secretaria da Saúde, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação, Secretaria de Habitação, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano e Guarda Municipal de Joinville.
No primeiro dia da capacitação, houve um módulo online sobre o PMGRD e o papel dos gestores municipais em sua aplicação. No segundo dia, os temas foram relacionados ao conhecimento dos riscos. A palestra da manhã foi sobre “Panorama dos riscos e suas consequências em Joinville”. Na parte da tarde, os organizadores apresentaram uma aula de campo sobre riscos geológicos e hidrológicos.
Na quinta-feira, último dia da capacitação, os participantes acompanham as palestras “Plano de ação para medidas estruturais e não estruturais” e “Plano de ação e plano de contingências (Plancon)”.
Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre em elaboração
Os estudos para o Plano Municipal de Gestão de Risco de Desastre (PMGRD) foram realizados para avaliar as áreas com riscos de desastres, as medidas necessárias para prevenir ocorrências e como agir em casos de situação de desastres.
O diagnóstico traz uma análise de suscetibilidades e vulnerabilidades. Também identifica situações que aumentem a probabilidade de desastres, faz um mapeamento de risco e propõe ações estratégicas com medidas estruturais e não estruturais de prevenção e redução de riscos.
Os estudos abrangeram todo o município de Joinville nos seguintes desastres: geológicos, hidrológicos, meteorológicos, climatológicos, biológicos e tecnológicos, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade).
O futuro PMGRD tem o objetivo de propor instrumentos de gestão para prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação em relação a desastres para proteger a população, evitar danos materiais e ao meio ambiente.
População participou de consulta pública
A Prefeitura de Joinville abriu uma Consulta Pública sobre os estudos de referência para a elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento de Riscos e Desastres (PMGRD). A população participou de forma online, após ler o estudo disponível no site da Prefeitura de Joinville e enviar sugestões.
As contribuições estão sendo avaliadas e poderão ser incluídas na minuta do PMGRD. O resultado da consulta será divulgado até 30 de junho.