Educação de Joinville usa tecnologia para avaliação de 46 mil alunos e economiza 1,9 milhão de cópias em papel

Publicada em 25/05/2023 às 11:10
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Até a próxima quarta-feira (31), a Rede Municipal de Ensino faz a aplicação da avaliação formativa, realizada ao fim do primeiro e segundo semestre de aulas, para identificar o nível de aprendizado de cada aluno do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desta vez, quase 46 mil estudantes vão usar os chromebooks adquiridos pela Prefeitura de Joinville para responder às questões, gerando uma economia de 1,9 milhão de cópias em papel. As avaliações começaram a ser aplicadas na terça-feira (23/5).

Os primeiros testes para a transição do papel para o digital aconteceram no ano passado em algumas escolas. Agora, a Secretaria de Educação concretiza o planejamento e passa a adotar a realização das avaliações formativas totalmente por meio dos chromebooks, com os alunos do 4º ao 9º ano. O mesmo deve ocorrer com a avaliação diagnóstica, aplicada no início de cada ano letivo.

“Nossa ideia é diminuir a impressão de papel, reduzindo o impacto financeiro e ambiental, além de dar mais comodidade às equipes das unidades escolares que precisavam investir horas de trabalho na impressão das provas”, explica Adilson Lipinski, gerente de Formação e Inovação da Secretaria de Educação.

Apenas os estudantes de 2º e 3º ano ainda permanecerão com as avaliações em papel, por ainda estarem no encerramento ou consolidação do ciclo de alfabetização, precisando de maior suporte dos professores em sala de aula.

Além das avaliações formativas e diagnósticas, outras atividades e provas já são aplicadas pelos professores por meio dos chromebooks durante o ano letivo. A Prefeitura de Joinville investiu R$ 27,9 milhões na compra de 12,5 mil equipamentos desde 2022, para tornar as salas de aula mais dinâmicas, resultando em uma aprendizagem cada vez mais efetiva e conectada com a tecnologia.