Centro de Formação e Inovação será construído em prédio da Rua das Palmeiras

Publicada em 06/03/2023 às 17:44
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Um prédio construído no início do século passado, na esquina da Rua das Palmeiras com a rua Rio Branco, dará lugar ao novo Centro de Formação e Inovação, da Secretaria de Educação da Prefeitura de Joinville. A Ordem de Serviço para a obra foi assinada na manhã desta segunda-feira (6), no Museu Nacional de Imigração e Colonização, situado em frente à futura construção.

A obra tem investimento de R$ 7.702.219,75 e a licitação foi vencida pela Implanta Construções, Incorporações e Serviços de Engenharia Eireli. A área total da obra é de 1.913,48 metros quadrados.

O espaço contará com auditório para até 320 pessoas, salas para equipe administrativa, quatro salas multiuso, estúdio de gravação, sala de metodologias ativas, laboratório maker, laboratório de ciências e ateliê de artes, além de espaços para café e exposições.

“Lembro desde criança passar por esse ambiente e estar totalmente degradado, em estado de abandono. Pensamos em revitalizar e ressignificar esse prédio, fazer algo para entregar um grande legado para a cidade e nossa juventude. E termos um centro especializado para dar oportunidades para os jovens que se destacam e querem mais é fundamental e gratificante”, disse o prefeito Adriano Silva durante a cerimônia.

O novo Centro de Formação e Inovação vai abrigar toda a equipe responsável pela formação continuada dos professores e profissionais da Rede Municipal de Ensino. Ele será usado para formação e experimentação em tecnologias e práticas inovadoras. Poderá ainda receber alunos para realizar projetos e atividades que contribuam para o desenvolvimento de novas metodologias.

“É mais um ato do nosso compromisso Educação que Transforma para fazer a educação de Joinville, que já é excelente, ainda melhor, levando inovação, tecnologia e novas metodologias para dentro da sala de aula. Daqui nós vamos irradiar inovação para dentro das nossas escolas, fazendo com que nossos alunos tenham cada vez mais uma educação engajadora, atrativa e que transforme realmente a realidade deles”, explicou Diego Calegari, secretário de Educação de Joinville.

O Centro de Educação Continuada dos Profissionais da Educação de Joinville, localizado no bairro Glória, onde hoje atuam as equipes de formação e inovação, continuará sendo usado como apoio para o trabalho de formação continuada da Rede Municipal. E também permanecerá como sede do Polo da Universidade Aberta do Brasil, administrada pela Secretaria de Educação.