Defesa Civil de Joinville atende ocorrências após chuva intensa

Publicada em 03/01/2023 às 16:15
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville informa que, após o temporal da tarde desta terça-feira (3), foram registrados pontos de alagamentos em vias de bairros da Zona Sul da cidade, além de deslizamentos de terra, queda de muro e alguns imóveis atingidos pela água.

Os bairros mais afetados foram Itaum, Fátima, João Costa, Ulysses Guimarães, Petrópolis, Paranaguamirim e Guanabara. Em uma hora de chuva intensa, o acumulado de chuva foi de 40 mm.

A queda de um muro foi registrada em imóvel na rua Egon Tanner, no bairro Petrópolis. Na rua Avai, no Bom Retiro, um muro também cedeu. Ninguém ficou ferido. “Essa chuva intensa nessa época do ano prejudica especialmente as ruas em localidades mais baixas”, informa Maiko Richter, gerente da Defesa Civil de Joinville.

No bairro Nova Brasília, houve deslizamento de terra nas ruas Francisco de Souza Vieira e Joana d’Arc.

A orientação é evitar trafegar em vias alagadas. Caso precise de resgate, é recomendado acionar o Corpo de Bombeiros Voluntários, pelo 193. A Defesa Civil de Joinville está disponível pelo 199.

Até quarta-feira (4/1), a meteorologia indica que a passagem de uma frente fria pela região Sul do Brasil pode causar temporais. Há risco de deslizamento, alagamentos pontuais e enxurradas.

Em caso de chuva forte, com vento e raio, a recomendação da Defesa Civil é de buscar um local seguro para se abrigar e não ficar próximo de janelas, árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados com o vento.