Orientações sobre o site joinville.sc.gov.br

Guia de orientações para acesso e utilização do site joinville.sc.gov.br.

O que é e para que serve o site?

O site joinville.sc.gov.br é um canal de comunicação do Município de Joinville para disponibilização de orientações e informações de caráter útil ou institucional a usuários.

Ele serve para acessar informações sobre como solicitar serviços e sobre competências de secretarias e unidades, informações de eventos voltados à participação popular (audiências públicas, capacitações, inscrições etc.) ou alertas (avisos de interdição de trânsito etc.) e coleções de documentos (listas de atas, documentações de processos seletivos etc.). 

O que eu encontro no site?

Você encontra orientações ou informações conforme os seguintes tipos de conteúdo:

Serviços

“Cartas de Serviços”. Instruem sobre como solicitar serviços públicos (exemploexemploexemplo). Visam atender a Lei nº 13.460/2017, Art. 7º e são regulamentados no âmbito do Município pelo Decreto nº 30.651/2018. No site joinville.sc.gov.br, são categorizados por Assuntos e listados de A-Z na busca filtrada por Serviços.

Institucionais

“Informações de Unidades”. Expõem competência, localização e outros dados de instâncias administrativas da Administração Direta e Indireta do Município, como órgãos, unidades, programas e projetos (exemploexemplo, exemplo). Visam atender o que determinam a Lei nº 12.527/2011, Art. 8º, § 1º, I e a Lei nº 13.460/2017, Art. 6º, VI e são regulamentadas no Município de Joinville pelo Decreto nº 30.651/2018. No site joinville.sc.gov.br, são listadas de A-Z na busca filtrada por Institucionais; órgãos da administração superior também são listados na página Departamentos.

Eventos

Instruem sobre a participação de usuários em eventos – acontecimentos programados no tempo, recorrentes ou não, presenciais e/ou virtuais – destinados à participação popular, realizados ou apoiados pelo Município, como consultas públicas, audiências públicas, conferências, capacitações e ingresso (inscrições) em processos (exemplo, exemplo, exemplo) ou comunicam sobre eventos que podem afetar a rotina de usuários, como interdições de trânsito, suspensão de prestação de serviços públicos e alertas meteorológicos (exemploexemploexemplo). Visam auxiliar na participação popular e na comunicação de utilidade pública. No site joinville.sc.gov.br, são listados por ordem de ocorrência na busca filtrada por Eventos.

Publicações

Fornecem acesso (links) a documentos ou coleções de documentos (exemploexemploexemplo). Visam auxiliar no acesso à informação, em cumprimento à Lei nº 12.527/2011, e não suprimem ou substituem canais de publicação oficial do Município de Joinville, como Diário Oficial, Portal da Transparência e outros. No site joinville.sc.gov.br, são listadas por ordem de atualização na busca filtrada por Publicações.

Notícias

Promovem e destacam realizações e posicionamentos de governo, como iniciativas, balanços, esclarecimentos e histórias de agentes públicos, produzidos prioritariamente para envio a veículos de comunicação (press releases). No site joinville.sc.gov.br, são previamente selecionadas e editadas a partir dos press releases enviados a veículos de comunicação e são listadas por ordem de disponibilização na busca filtrada por Notícias.

O que eu não encontro no site?

Você pode não encontrar no site a íntegra de todas as leis, decretos, editais e outros documentos oficiais do Município de Joinville, os quais são disponibilizados em canais específicos, como Diário Oficial, Portal da Transparência, portal de licitação, entre outros. 

De qualquer forma, há Cartas de Serviços que descrevem como consultar tais tipos de informação e você pode registrar reclamação ou sugestão ou fazer um pedido de informação caso não encontre o que procura.

Como utilizar o site?

Você pode utilizar o site por meio da busca ou por meio de navegação (clicando em links).

A busca é a forma mais recomendada de utilização do site. Digite um ou mais termos no campo de busca, tecle “ENTER” e veja os resultados. Se necessário, filtre os resultados por Serviços, Eventos, Institucionais, Publicações ou Notícias para algo mais específico. Leia sobre os tipos de conteúdo para saber para que serve cada um deles.

Na navegação, basta clicar nos links oferecidos no site.

Se você não encontrar o que procura, registre reclamação ou sugestão ou faça um pedido de informação.

Por que o site é desta forma?

O site foi construído e é gerido de acordo com os seguintes princípios:

  1. Foco no usuário. O site foi construído pensando-se a partir da percepção do usuário. Por isso, busca e serviços são prioritários.
  2. Acessibilidade. O site foi desenvolvido para que qualquer pessoa – tenha deficiências visuais, auditivas ou cognitivas ou mobilidade prejudicada das mãos – possa usá-lo. É processável por tecnologias assistidas de voz, navegável por teclado, adota conceitos universais de cor e contraste e adota linguagem cidadã.
  3. Responsividade. O site foi desenvolvido para se adaptar a qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela.
  4. Não escolher, deixar que o usuário o faça. O site foi desenvolvido para que o usuário procure o que necessita e não para que o Município selecione o que deseja que o usuário acesse. Por isso, não há destaques.
  5. Conteúdo útil prioritário. Conteúdo útil é prioritário ao conteúdo institucional.
  6. Transparência. Ao permitir acesso a informações de serviços e de unidades administrativas, entre outras, o site contribui com o acesso à informação de forma ativa.
  7. Fazer com regras. O site é mantido com base em critérios técnicos universalmente recomendados, buscando atender normas legais e tendo em vista boas práticas na gestão de conteúdos. 

Perguntas frequentes

Tive problemas ao usar o site. O que faço?
Registre manifestação.

Não achei o que preciso na capa do site. O que faço?
A página inicial ou capa do site é um ponto de partida para as principais seções do site. Não há como deixar fixo nela tudo o que está no site ou o que cada usuário deseja ou necessita. Para encontrar conteúdos específicos, use a busca ou navegue nas seções ServiçosEventosInstitucionaisPublicações ou Notícias.

Posso tirar um alvará ou uma certidão pelo site?
Recomendamos que leia os conteúdos da seção Serviços e siga as instruções descritas em cada Carta de Serviço para saber como agir em cada caso. Há serviços municipais que permitem obter resultados de forma eletrônica; outros, não. 

Fiz o que está indicado em um conteúdo de serviço, mas na prática o processo era diferente.
Registre reclamação, descrevendo as diferenças entre o que você encontrou no site e o que ocorreu na prática.

Solicitei um serviço descrito no site e está demorando muito ou houve problema no fornecimento do resultado. O que faço?
Registre reclamação.

Liguei em um órgão e me orientaram a ver este site. Isso está correto?
Sim. Este site é uma fonte de orientações do Município de Joinville e, muitas vezes, sua consulta é recomendada por funcionários e gestores públicos municipais. Use a busca ou navegue nas seções ServiçosEventosInstitucionaisPublicações ou Notícias para encontrar o que necessita. Se, mesmo assim, você não encontrou o que busca, registre manifestação.

Utilizei a pesquisa, mas muita coisa foi encontrada. Como filtro os resultados?
Use as opções que estão em “Filtrar”, na busca, para filtrar apenas o que você deseja.

Sou gestor ou funcionário público municipal e quero sugerir a criação de um conteúdo novo ou atualização de um conteúdo já existente. Como faço?
Acesse este serviço.

Por que não há banners ou há poucas imagens no site?
Leia este tópico.

Acho o site muito feito. Ele não divulga a cidade.
Leia este tópico. O site foi construído para ser um repositório de conteúdos úteis aos cidadãos. Não é seu objetivo promover a cidade. Quanto à estética, ele foi desenvolvido buscando-se atender o princípio da “impessoalidade” na Administração Pública e para atender critérios técnicos, como ser simples, acessível e útil. Se, mesmo assim, você desejar manifestar sua opinião, registre manifestação.

Não encontrei resposta para minha dúvida. O que faço?
Registre manifestação sobre o que você acredita que falta ou que poderia ser aprimorado.

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