Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 20.0.062635-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 06/01/2023 às 11:28.
O que é?
Este conteúdo orienta sobre solicitações de aquisição e alienação de imóveis ao patrimônio público municipal, solicitações de certidões diversas e anuências em processos de retificação e usucapião, no território do Município de Joinville (SC).
Quem pode fazer?
Pessoas físicas ou jurídicas.
Onde e quando fazer?
Canais | Onde | Quando |
---|---|---|
Eletrônicos | http://tmiweb.joinville.sc.gov.br/protocolo | Todos os dias, 24 horas |
Presenciais | Não é possível | |
Telefônicos | Não é possível | |
Postais | Não é possível |
Como fazer?
1) Reunindo informações necessárias
Antes de iniciar o processo, reunir as seguintes informações:
1.1) Para anuência na retificação de área:
- Memorial descritivo.
- Planta do imóvel.
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
- Registro do imóvel atualizado (30 dias).
- CD com o arquivo em dwg do levantamento topográfico.
1.2) Para anuência em usucapião:
- Memorial descritivo.
- Planta do imóvel.
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
- CD com o arquivo em dwg do levantamento topográfico.
1.3) Para compra de área remanescente não edificada:
- Petição.
- Registro do imóvel atualizado (30 dias).
1.4) Para desapropriação ou indenização por atingimento:
- Petição informando o motivo da desapropriação.
- Registro do imóvel atualizado (30 dias).
1.5) Para doação de área ao município:
- Memorial descritivo (3 vias).
- Planta do imóvel (4 vias).
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
- Registro do imóvel atualizado (30 dias).
- CD com o arquivo em formato DWG do levantamento topográfico.
1.6) Para certidão de informação:
- Petição.
- Registro do imóvel atualizado (30 dias).
2) Protocolizando informações
Com informações reunidas conforme etapa 1, é necessário:
- Acessar canal de prestação do serviço.
- No canal, acessar opção “ATENDIMENTO SEINFRA – PATRIMÔNIO” e escolher a opção desejada (exemplo: “Anuência na Retificação de Área”).
- Preencher formulários automáticos com informações solicitadas.
- Receber comprovante de protocolização e guia de recolhimento de preço público.
- Pagar guia de recolhimento de preço público.
- Dirigir-se à Unidade de Patrimônio Imóvel – SAP.UPI.
- Ao ser atendido, apresentar informações reunidas conforme etapa 1, juntamente com o comprovante de pagamento da guia de recolhimento de preço público.
3) Obtendo resultado
Entrar em contato com a Unidade de Patrimônio Imóvel – SAP.UPI, dentro do prazo constante no tópico “Quanto tempo leva”, para consultar andamento e/ou resultado do processo.
Quanto custa?
Valor depende do serviço desejado.
Quanto tempo leva?
Até 30 dias para análise e parecer da requisição.
Sobre estas informações
Unidade(s) responsável(is)
Atos regulamentadores
- Lei nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973
- Lei nº 4.014, de 26 de outubro de 1999
- Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941
- Lei Complementar nº 470, de 09 de janeiro de 2017
Manifestar-se
Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.
Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.