Requerer autorizações, retificação de área, usucapião, compra, desapropriação ou indenização por atingimento, doação de área pública ou certidão de informação

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 20.0.062635-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 06/01/2023 às 11:28.

Acesso rápido

O que é?

Este conteúdo orienta sobre solicitações de aquisição e alienação de imóveis ao patrimônio público municipal, solicitações de certidões diversas e anuências em processos de retificação e usucapião, no território do Município de Joinville (SC).

Quem pode fazer?

Pessoas físicas ou jurídicas.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos http://tmiweb.joinville.sc.gov.br/protocolo Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

1) Reunindo informações necessárias

Antes de iniciar o processo, reunir as seguintes informações:

1.1) Para anuência na retificação de área:

  1. Memorial descritivo. 
  2. Planta do imóvel.
  3. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
  4. Registro do imóvel atualizado (30 dias).
  5. CD com o arquivo em dwg do levantamento topográfico.

1.2) Para anuência em usucapião:

  1. Memorial descritivo.
  2. Planta do imóvel.
  3. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
  4. CD com o arquivo em dwg do levantamento topográfico.

1.3) Para compra de área remanescente não edificada:

  1. Petição.
  2. Registro do imóvel atualizado (30 dias).

1.4) Para desapropriação ou indenização por atingimento:

  1. Petição informando o motivo da desapropriação.
  2. Registro do imóvel atualizado (30 dias).

1.5) Para doação de área ao município:

  1. Memorial descritivo (3 vias).
  2. Planta do imóvel (4 vias).
  3. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
  4. Registro do imóvel atualizado (30 dias).
  5. CD com o arquivo em formato DWG do levantamento topográfico.

1.6) Para certidão de informação:

  1. Petição.
  2. Registro do imóvel atualizado (30 dias).

2) Protocolizando informações

Com informações reunidas conforme etapa 1, é necessário:

  1. Acessar canal de prestação do serviço.
  2. No canal, acessar opção “ATENDIMENTO SEINFRA – PATRIMÔNIO” e escolher a opção desejada (exemplo: “Anuência na Retificação de Área”).
  3. Preencher formulários automáticos com informações solicitadas.
  4. Receber comprovante de protocolização e guia de recolhimento de preço público.
  5. Pagar guia de recolhimento de preço público.
  6. Dirigir-se à Unidade de Patrimônio Imóvel – SAP.UPI
  7. Ao ser atendido, apresentar informações reunidas conforme etapa 1, juntamente com o comprovante de pagamento da guia de recolhimento de preço público.

3) Obtendo resultado

Entrar em contato com a Unidade de Patrimônio Imóvel – SAP.UPI, dentro do prazo constante no tópico “Quanto tempo leva”, para consultar andamento e/ou resultado do processo.  

Quanto custa?

Valor depende do serviço desejado.

Quanto tempo leva?

Até 30 dias para análise e parecer da requisição.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content