Princípios do site

Esta página esclarece sobre os princípios utilizados na concepção e gestão deste site. Para uma visão geral, veja Sobre o site.

Foco no cidadão

O site foi construído pensando-se a partir da percepção do cidadão – usuário – para o Poder Executivo Municipal e não o contrário. Por isto, a busca e serviços são prioritários.

Acessibilidade

Prezamos pelo máximo de acessibilidade, para que qualquer pessoa – tenha deficiências visuais, auditivas, cognitivas ou mobilidade prejudicada das mãos – possa usar facilmente o site.

O site é processável por tecnologias assistidas de voz e navegável por meio do teclado.

Também adota conceitos universais de cor, contraste e outras normas a fim de facilitar o uso ao máximo possível de pessoas.

Além disso, seu conteúdo procura seguir padrões de linguagem cidadã, de fácil entendimento.

Responsividade

O site foi construído para se adaptar a qualquer dispositivo, independentemente do tamanho da tela.

Você pode acessá-lo em uma grande TV, no seu desktop, num tablet ou em smartphones e celulares.

Não escolher, deixar que o cidadão o faça

Nosso objetivo é fornecer o máximo de informações, de forma organizada, para que o cidadão encontre o que procura. Evitamos elencar, ranquear ou fazer escolhas ao usuário. Por isto, não há banners ou seção com conteúdos destacados.

Conteúdo útil primeiro

Conteúdo útil é prioritário ao conteúdo institucional. É mais interessante que o cidadão tenha acesso, primeiro, a conteúdos que ajudem a resolver um problema ou requerer um serviço. Só depois, se ele quiser, irá ver realizações do governo.

Transparência

Ao explicar como funcionam serviços, ao informar eventos que impactam no dia-a-dia dos cidadãos, ao permitir consulta a documentos oficiais e a informações institucionais, o site contribui com a transparência do Poder Executivo Municipal.

Fazer com regras

Construímos e mantemos este site com base em critérios técnicos universalmente recomendados, buscando atender sempre normas legais e tendo em vista boas práticas na gestão de conteúdos.

Compartilhe