Orientações e cuidados sobre banhos de rios

Os rios de Joinville são muito procurados, principalmente no verão, para banhos e diversão.

Veja como pedir socorro em caso de afogamentos e como prevenir acidentes em rios.

Pedir socorro em afogamentos

Ligue para a Defesa Civil (199), Polícia Militar (190), SAMU (192) ou Bombeiros (193) em caso de afogamentos ou acidentes em rios.

Outras dicas também podem ajudar:

• Procure materiais flutuantes como boias, bolas, câmara de pneu para arremessar a uma pessoa que esteja se afogando;
  • use um bambu, vara ou toalha para tentar ajudar a pessoa a sair da água;
  • Nunca use as mãos ou tente salvá-la se não tiver experiência; a pessoa em perigo está desorientada, pode agarrar quem tenta socorrê-lo e causar risco de afogamento a ambos.

Prevenir acidentes em rios

• Escolha um lugar seguro para ficar;
  • procure ter informações sobre a profundidade do rio e do local;
  • observe a correnteza e verifique a existência de obstáculos como troncos, pedras ou galhos;
  • verifique as condições climáticas e eventos naturais, como enxurradas;
  • evite mergulhar, o risco de acidente é maior;
  • se comer, evite entrar na água;
  • as crianças devem estar sempre com adultos;
  • evite ficar em áreas com grande profundidade;
  • procure ficar próximo das margens e perto de pessoas.

Os rios em que mais ocorrem acidentes em Joinville são o Piraí, o Quiriri e o Cubatão, segundo a Defesa Civil de Joinville.

Após dias de chuva, estes rios apresentam forte correnteza e presença de vegetação e pedaços de madeira arrancados das margens.