Fila para exames de saúde

Este conteúdo pode conter informações desatualizadas e está em processo de análise, para adequação como Carta de Serviço, em atendimento à Lei nº 13.460/2017, ou para descontinuação. Para reclamações ou sugestões a respeito, registrar manifestação.

A fila para exames de saúde é resultado do aumento da procura de cidadãos aos serviços de saúde em comparação ao número de exames fornecidos.

Para uma melhor gestão destes aspectos, a Secretaria da Saúde – SES de Joinville implantou em 2013 e vem aprimorando, desde então, sistema informatizado de controle da fila.

Acessar o sistema de fila

A verificação de seu nome na fila de exames de saúde é feita por meio de um sistema online.

Se você não tem acesso à internet ou tem dificuldade em usar o computador, procure seu posto de saúde.

Para proceder com a consulta online, use o botão abaixo. O sistema será aberto em outra tela.

Acessar sistema de fila de exames

Como consultar seu nome no sistema

Ao entrar no sistema de filas de exames, você verá a seguinte tela:

Tela inicial do sistema municipal de fila de exames de saúde

Abaixo, no campo contornado em vermelho, selecione o tipo de exame (se você não sabe qual é o tipo de exame, procure seu posto de saúde):

Tela de seleção do sistema municipal de fila de exames de saúde

Depois dos passos acima, clique no botão Gerar lista (1) para ver a lista de pacientes na fila, conforme abaixo:

Tela de confirmação do sistema municipal de fila de exames de saúde

Uma lista com o seguinte formato irá aparecer na tela:

Tela de listagem do sistema municipal de fila de exames de saúde

A lista (1) contém as seguintes colunas:

• Número do Cartão SUS do paciente
  • Letras iniciais do nome do usuário (são usadas iniciais para impedir a identificação por parte de estranhos)
  • Data de nascimento do paciente
  • Letras iniciais do nome da mãe do paciente (são usadas iniciais para impedir a identificação por parte de estranhos)
  • Data e hora em que o exame está agendado
  • Prioridade do paciente
  • Procedimento (exame a ser realizado)
  • Posição do paciente na fila

Para encontrar sua posição, tecle CTRL e F ao mesmo tempo. Um campo de busca aparecerá em seu navegador. Digite o número de seu Cartão SUS ou sua data de nascimento com as barras (por exemplo: 10/06/1967) e tecle ENTER.

Entenda o critério de prioridade

Os critérios de prioridade P1, P2 e P3 que aparecem na lista definem a gravidade dos pacientes, dos casos mais urgentes para os menos urgentes. A ordem é definida com base em protocolos clínicos e é feita por um médico regulador. Veja o que significa cada critério:

• P1 – prioridade alta: conduta com pequeno tempo de espera permitido. Deve ser providenciado o agendamento o mais breve possível. Exemplo: suspeita de câncer.
  • P2 – prioridade média: conduta com razoável tempo de espera permitido. Deve ter preferência no agendamento, independente do tempo da solicitação. Só será agendado após agendamento dos P1. Exemplo: investigação diagnóstica de doenças benignas com comprometimento ou sintomatologia importante.
  • P3 – prioridade baixa: deve ser agendado por ordem de tempo após terem sido agendadas todas as solicitações P1 e P2. Exemplo: investigação diagnóstica de doenças benignas sem sintomas importantes.

Nome não aparece na lista

Você não vai achar seu nome por extenso na lista (por exemplo: João da Silva) e sim as iniciais de seu nome (por exemplo: J. S.). Tente verificar a lista novamente para ver se não encontra iniciais junto de sua data de nascimento e do número de seu Cartão SUS.

Caso seu nome não esteja mesmo na lista, veja se ele está na lista de pacientes não localizados ou se está na lista de pacientes aguardando reagendamento, acessíveis nos botões abaixo.

Ao clicar nestes botões, as listas serão abertas em outra tela. Nesta tela, para encontrar sua posição, tecle CTRL e F ao mesmo tempo. Um campo de busca aparecerá em seu navegador. Digite o número de seu Cartão SUS ou sua data de nascimento com as barras (por exemplo: 10/06/1967) e tecle ENTER.

Acessar lista de pacientes não localizados para exames

Acessar lista de pacientes aguardando reagendamento para exames

Se você não localizou seu nome em nenhuma das listas, dirija-se ao posto de saúde de sua região ou que você frequenta para verificar sua situação ou atualizar seus dados.