Enviar conteúdo ao site

Este é um guia para agentes públicos do Município de Joinville que necessitem disponibilizar informações neste site. Veja como proceder. Para uma visão geral, veja Sobre o site.

Como criar conteúdos

Serviço, Evento e Institucional

Conteúdos de Serviço, Orientação, Pergunta Frequente, Evento e Institucional são estruturados, isto é, têm campos de informação definidos.

Para criá-los, saiba o que é cada tipo de conteúdo, acesse o formulário correspondente e siga o passo a passo:

Formulários:

  1. Formulário de Conteúdo 1: Serviço
  2. Formulário de Conteúdo 2: Orientação
  3. Formulário de Conteúdo 3: Pergunta Frequente
  4. Formulário de Conteúdo 4: Evento
  5. Formulário de Conteúdo 5: Página Institucional

Passo a passo:

  1. acesse o formulário desejado;
  2. responda as perguntas e envie o resultado;
  3. as respostas atendendo os requisitos, a SECOM irá criar um rascunho do conteúdo no site e mandar o link e uma senha para você;
  4. abra o link, digite a senha e veja o rascunho;
  5. se estiver tudo ok, responda o e-mail dizendo que você “valida” o rascunho para publicação;
  6. se não estiver ok, responda o e-mail com o que tem que ser alterado (o processo voltará ao passo 3);
  7. publicado o conteúdo, a SECOM enviará um e-mail a você com o link do conteúdo publicado.

Publicações

Publicações são coleções (listas) de documentos ou links. Para criá-las, funciona assim:

  1. envie os arquivos (preferencialmente em formato PDF) que deseja publicar para secom@joinville.sc.gov.br;
  2. a SECOM irá criar um rascunho no site e mandar o link e uma senha para você;
  3. abra o link, digite a senha e veja o rascunho;
  4. se estiver tudo ok, responda o e-mail dizendo que você “valida” o rascunho para publicação;
  5. se não estiver ok, responda o e-mail com o que tem que ser alterado (o processo voltará ao passo 2);
  6. publicado ou atualizado o conteúdo, a SECOM enviará um e-mail a você com o link do conteúdo publicado/atualizado.

Se os arquivos forem muito grandes, envie-os pelo WeTransfer.

Notícias

Notícias são conteúdos que destacam atos e realizações do Poder Executivo Municipal. A criação de Notícias é diferente:

  1. mande uma sugestão para secom@joinville.sc.gov.br ou converse com a Gerência de Comunicação no (47) 3431-3234;
  2. a gerência irá analisar e escolherá o que virará notícia.

Notícias são feitas principalmente para serem sugeridas à imprensa. A imprensa escolhe o que irá aproveitar ou não. Nem todas as notícias são disponibilizadas no site do Município.

Como atualizar conteúdos

Envie as alterações necessárias, junto com o link do conteúdo a ser atualizado, para secom@joinville.sc.gov.br. A demanda será analisada. Não havendo problemas, a atualização será feita e confirmada.

Perguntas e respostas

Quero publicar um conteúdo no site. Como faço?
Siga as instruções do item 2. Em caso de dúvida, mande e-mail para secom@joinville.sc.gov.br informando seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Preciso de urgência. Em quanto tempo o conteúdo será disponibilizado?
Conteúdos estruturados (Serviço, Orientação, Pergunta Frequente, Evento e Páginas Institucional) dependem de validação. Se tudo correr bem e sendo validados, podem ser disponibilizados no mesmo dia da solicitação de criação. Atualização de publicações (coleções de documentos) já existentes é mais rápida. Recebido o arquivo, o mesmo é disponibilizado em algumas horas (pode demorar mais se for uma quantidade grande de arquivos). Notícia sempre dependem de avaliação da Gerência de Comunicação, ou seja, não há como precisar tempo ou se será disponibilizada ou não.

Tenho outras dúvidas sobre a disponibilização de conteúdo no site. Onde posso esclarecê-las?
Envie a dúvida ao e-mail secom@joinville.sc.gov.brinformando seu nome, o órgão em que você atua e um telefone para contato.

Sou gestor ou funcionário do município e gostaria de fazer uma reclamação ou sugestão sobre a gestão do site. Como faço?
Registre manifestação.

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