Efetuar matrícula na Educação Infantil de 4 e 5 anos para alunos da rede municipal ou credenciada

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.126543-4, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 20/10/2023 às 10:31.

Faça a matrícula

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como efetuar matrícula na Educação Infantil de 4 e 5 anos, no Município de Joinville (SC), para:

• aluno de 3 a 4 anos matriculado em unidade municipal que não ofereça ensino de 4 e 5 anos;
  • aluno de 3 a 4 anos matriculado em unidade credenciada.

Quem pode fazer?

Pessoas físicas residentes no território do Município de Joinville (SC), que sejam responsáveis por crianças de 3 ou 4 anos.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Sistema eletrônico – Educação A partir de 09/10/2023
Presenciais Centros de Educação Infantil (CEIs), escolas municipais e unidades credenciadas
Localização: localizações diversas
Prioridades de atendimento: não informado
Tempo de espera: não informado
No período de funcionamento de cada unidade, a partir de 09/10/2023
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

1) Escolher unidade educacional

1.1) Escolher eletronicamente

1. Acessar canal eletrônico.
  2. Inserir informações solicitadas.
  3. Selecionar unidade educacional.
  4. Concluir cadastramento.
  5. Prosseguir para etapa 2.

1.2) Escolher presencialmente

1. Comparecer a um dos canais presenciais informados.
  2. Aguardar atendimento.
  3. Ao ser atendido, fornecer informações solicitadas por atendente, para inserção no sistema.
  4. Informar unidade educacional a ser selecionada.
  5. Concluir cadastramento.
  6. Prosseguir para etapa 2.

2) Efetivar matrícula

1. Reunir as seguintes informações:
    1. do pai ou responsável:
      1. Cadastro de Pessoas Física (CPF);
      2. documento de identificação com foto (como RG, ou CNH, ou outro documento válido);
      3. comprovante de residência (como conta de água, ou de luz, ou outro comprovante válido, dos últimos 3 meses);
    2. do aluno:
      1. Certidão de Nascimento;
      2. Carteira de Vacinação;
      3. Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF).
  2. Comparecer à unidade educacional selecionada na etapa 1, no prazo de até 3 (três) dias úteis após a escolha da unidade.
  3. Aguardar atendimento.
  4. Ao ser atendido, fornecer informações solicitadas por atendente.
  5. Aguardar efetivação da matrícula.

3) Frequentar aulas

Após efetivação da matrícula, cabe ao responsável proporcionar que aluno frequente as aulas, conforme calendário letivo.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Até 3 (três) dias úteis, considerando o prazo a partir de data em que o responsável escolhe uma unidade educacional e o prazo que tem para comparecer à unidade educacional escolhida para efetivar a matrícula.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.