Dúvidas sobre o site

Este conteúdo traz um roteiro de perguntas e respostas sobre os conceitos e o uso deste site. Para uma visão geral, veja Sobre o site.

1. Tive problemas ao usar o site. O que faço?

Se for algo simples, relate o problema em “Percebeu um problema nesta página?”, disponível ao fim de cada conteúdo. Se for uma reclamação ou sugestão, registre manifestação.

2. Não acho mais o valor da UPM ou outro conteúdo que estava no site antigo (desativado em junho de 2016).

Este site é muito mais funcional e completo que o site desativado em 2016. Use a busca ou navegue em serviços, notícias, publicações ou departamentos para localizar o que deseja.

Se mesmo assim você sente falta de algo, registre reclamação ou sugestão.

3. Não achei o que preciso na capa do site. O que faço?

A página inicial ou capa do site é um ponto de partida para as principais áreas do site. Não há como deixar fixo nela tudo o que está no site ou o que cada usuário deseja ou necessita.

Para encontrar conteúdos específicos que não estejam na capa, use a busca ou navegue em serviços, eventosdepartamentos, institucionaispublicações ou notícias.

Se mesmo assim você não encontrou o que procura, registre reclamação ou sugestão.

4. Posso tirar um alvará ou uma certidão pelo site?

Recomendamos que leia os conteúdos de serviços e faça o passo-a-passo descrito neles para saber como agir em cada caso.

Há serviços municipais que já permitem obter resultados de forma eletrônica; outros, ainda não.

5. Fiz o que está indicado em um serviço e quando cheguei no órgão responsável, o processo era diferente.

Registre reclamação, descrevendo as diferenças entre o que você encontrou no site e o que lhe disseram no órgão. Isto é importante para o Município corrigir seus processos.

6. Solicitei um serviço e está demorando muito ou houve problema.

Registre reclamação sobre a demora.

7. Liguei em um órgão e me orientaram a ver este site. Isto está correto?

Sim. Este site é uma fonte de orientações e de conteúdos de todo o Poder Executivo Municipal e, muitas vezes, sua consulta é recomendada por funcionários e gestores públicos municipais.

Use a busca ou navegue em serviçoseventosdepartamentosinstitucionaispublicações ou notícias para encontrar o que deseja.

Se mesmo assim você não encontrou o que procura, registre reclamação ou sugestão.

8. Utilizei a pesquisa, mas muita coisa foi encontrada. Como filtro os resultados?

Use as opções que estão em “Filtrar”, na busca, para filtrar apenas o que você deseja.

Veja O que encontro no site para entender mais sobre os tipos de conteúdo.

9. Sou gestor ou funcionário público municipal e quero sugerir um conteúdo ao site. Como faço?

Veja Enviar conteúdo.

10. Por que não há banners ou há poucas imagens no site?

Veja Princípios.

11. Achei o site muito feito. Ele não divulga a cidade.

Veja Princípios.

O site foi construído para ser uma biblioteca de conteúdos úteis aos cidadãos. Não é seu objetivo fazer propaganda da cidade.

Quanto à estética (beleza), é um critério subjetivo (cada pessoa tem suas preferências). Procuramos construir o site para ser o mais “impessoal” possível e para atender critérios técnicos, como ser simples, acessível e útil.

Se mesmo assim você desejar manifestar sua opinião a respeito, registre reclamação ou sugestão.

12. Não encontrei resposta para minha dúvida. O que faço?

Registre reclamação ou sugestão sobre o que você acha que falta no site. Sua opinião é importante para o Município melhorar seus processos.

Compartilhe