Destinar resíduos

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 18.0.036749-7, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 12/05/2020 às 09:04.

Este serviço pode estar total ou parcialmente comprometido em função de medidas de combate ao coronavírus. Mais informações na página Coronavírus em Joinville.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como destinar resíduos, ato de separar resíduos sólidos para serem encaminhados devidamente para reaproveitamento ou descarte, em cumprimento à Lei nº 12.305/2010.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Não é possível  
Presenciais Canais diversos, conforme tópico “Como fazer” No período de funcionamento de cada canal
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

Resíduo orgânico e rejeito

O que é: restos de alimentos, papel higiênico, guardanapos, restos de tecidos etc.

Destinação: conforme este serviço.

Papel

O que é: jornal, revista, caderno, papelão, embalagens em geral etc.

Destinação: conforme este serviço.

Plástico

O que é: isopor, sacolas, garrafas, copos, pratos, talheres plásticos, embalagens de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza em geral etc.

Destinação: conforme este serviço.

Vidro

O que é: garrafas de bebidas, copos, frascos, vidros de conservas, potes em geral, cacos etc.

Destinação: conforme este serviço (vidros quebrados devem ser embrulhados em jornais ou dispostos em caixas de papelão, para não causar riscos de ferimentos aos coletores).

Metal

O que é: eembalagens metálicas em geral, latas de alumínio, embalagens, marmitas, tampas de garrafas etc.

Destinação: conforme este serviço.

Óleo de cozinha usado

O que é: óleo de cozinha já utilizado.

Destinação: conforme este serviço (acondicionar o óleo em recipientes, de preferência garrafa PET, para facilitar a coleta).

Pneus

O que é: pneus fora de uso.

Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia) ou entregar em ecoponto da Subprefeitura da Região Leste.

Medicamentos vencidos

O que é: comprimidos, xaropes e outros remédios que passaram da data de validade. 

Destinação: entregar em qualquer farmácia (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registre denúncia).

Pilhas e baterias

O que é: pilhas e baterias já utilizadas.

Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia).

Lâmpadas

O que é: lâmpadas já utilizadas.

Destinação: separar e acomodar devidamente, entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido ou nos estabelecimentos indicados neste website.

Restos de tintas

O que é: sobras de tinta imobiliária.

Destinação: entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido (o estabelecimento é obrigado a receber; se não o fizer, registrar denúncia).

Entulho de construção civil

O que é: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, pisos, placas de revestimento), argamassa e concreto, portas, janelas e grades, caixa d’água, madeiras, pisos laminados, gesso etc.

Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduo. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville (acessar lista).

Efluente de fossas

O que é: resíduos resultantes de limpeza de fossas.

Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduo. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Efluentes (MTE) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville (acessar lista).

Poda

O que é: restos de galhos, folhas, raízes, troncos.

Destinação: contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduos. Empresa deve fornecer Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) e estar cadastrada junto ao Município de Joinville (acessar lista).

Móveis

O que é: sofás, mesas, guarda-roupas, cadeiras, prateleiras, armários, colchões, camas etc.

Destinação: conforme este serviço.

Eletrodomésticos

O que é: geladeiras, fogões, máquinas de lavar etc. (exceto micro-ondas).

Destinação: conforme este serviço.

Eletroeletrônicos

O que é: qualquer aparelho eletrônico doméstico; aparelho simultaneamente elétrico e eletrônico, como micro-ondas, computadores, televisores, monitores, teclados, mouses, impressoras, estabilizadores, cabos, no-breaks, acessórios e componentes.

Destinação: separar e acomodar devidamente, entregar no mesmo estabelecimento onde foi adquirido ou entrar em contato com os estabelecimentos indicados nesta lista.

Quanto custa?

Não informado.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

(1) A unidade é responsável por estas informações e pelo monitoramento da política no território municipal. Não têm responsabilidade por procedimentos, custos, prazos ou outros aspectos relacionados aos estabelecimentos que recebem os resíduos.

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Registrar manifestação para reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações. Para informações adicionais, registrar pedido de informação.