Comunicar riscos de desabamentos, inundações, deslizamentos, destelhamentos e situações similares

O conteúdo desta página será excluído em 20/12/2019, por não atender ao padrão de Cartas de Serviços (Lei nº 13.460/2017 e Decreto nº 30.651/2018). Sistemas eletrônicos acessados por meio de link(s) neste conteúdo continuarão disponíveis e não serão afetados. Usuários internos podem saber mais em Processo SEI nº 19.0.158666-6. Para reclamações ou sugestões, registrar manifestação.

A comunicação de danos ou riscos relacionados a desastres deve ser feita nos seguintes casos:

• deslizamentos de terra;
  • colapso de estruturas (muros, residências, prédios, barragens, etc);
  • destelhamentos;
  • inundações e alagamentos;
  • quedas de árvores já ocorridas, em que há edificações afetadas;
  • emergências no transporte com produtos perigosos;
  • explosões e incêndios de grandes proporções;
  • danos causados por granizo;
  • sempre que houver risco de danos e prejuízos significativos que comprometam a normalidade de uma determinada comunidade.

Outros casos envolvem outros serviços. Veja lista comum de casos que requerem outras soluções.

Como registrar

Utilize o formulário abaixo para registrar a comunicação:

Registrar ocorrência à Defesa Civil

Você será direcionado ao sistema Prefeitura Digital, onde é necessário inserir login e senha. Se você deseja fazer o registro de forma anônima, utilize este formulário.

O que informar

• Endereço;
  • Telefone para contato;
  • CPF (caso não emergencial);
  • Ponto de referência;
  • Motivo da solicitação de forma mais clara e objetiva possível.

1. Feito o registro, o mesmo é enviado à Defesa Civil de Joinville;
  2. A Defesa Civil realiza vistoria da situação;
  3. Se confirmado a situação de risco, o local pode ser interditado preventivamente

Não são verificados

• Pedidos de obras (para isto, veja os serviços relacionados a Obra e construção);
  • Serviços de manutenção de vias (para isto, veja os serviços relacionados a Vias públicas);
  • Reparos usuais (para isto, veja os serviços relacionados a Obra e construção);
  • Acúmulo de lixo, entulho, etc. (para isto, veja Coleta de lixo);
  • Risco não emergencial de queda de árvores (veja Orientações gerais sobre corte de árvores);
  • Fiscalização de obras (veja Denunciar obra irregular);
  • Vazamentos comuns de água ou esgoto (para isto, veja Saneamento ou Água e esgoto);
  • Captura ou remoção de animais (veja Socorro a animal de rua doente ou ferido);
  • Conflitos de vizinhança (para isto, veja Crime e perturbação);
  • Insalubridade, como umidade, presença de ratos, etc.

Dúvidas frequentes

Comuniquei um caso e a Defesa Civil se negou a atender. O que faço?
Observe que há casos que não são verificados neste serviço. Se você discorda ou acredita que o órgão foi omisso com a situação, registre uma denúncia ou reclamação.