Cadastro para vaga em CEIs e creches para crianças de 0 a 3 anos

Este conteúdo instrui sobre como fazer cadastro (pré-matrícula) de crianças de 4 meses a 3 anos, 11 meses e 29 dias para concorrer a uma vaga em CEI ou creche da rede de educação infantil do Município de Joinville (SC).

Para ir ao formulário eletrônico de pré-matrícula, use o botão abaixo. É recomendável, porém, ler todo o conteúdo antes de prosseguir com o cadastro.

Acessar sistema de pré-matrícula da educação infantil

O que é

Cadastro ou pré-matrícula é a primeira etapa para tentar vaga em CEI ou creche da rede de educação infantil do Município de Joinville (SC).

É por meio da pré-matrícula que é feita a primeira seleção (pré-classificação) das crianças que têm direito a vagas, conforme critérios socioeconômicos.

Crianças que frequentam creches conveniadas devem, obrigatoriamente, fazer a pré-matrícula para concorrer a uma vaga para o próximo ano. Isto ocorre porque o convênio tem de ser renovado. Crianças que já estão matriculadas em CEIs não precisam refazer a pré-matrícula (cadastro).

Para o ano letivo de 2017, a pré-matrícula é regida pelo Edital nº 002-2016-SED. Ela é feita, exclusivamente, por meio de um sistema eletrônico e vai de 26/09/2016, às 8h, até 13/10/2016, às 23h59, para um determinado número de vagas. Após este período, a pré-matrícula continua vigente para vagas restantes, se houver.

Como se cadastrar

Pela internet

1. Leia com atenção o edital para o ano vigente (para o ano letivo de 2017, veja Edital nº 002-2016-SED).
  2. Após ter lido o edital, acesse o Sistema eletrônico de pré-matrícula da educação infantil.
  3. Siga os passos, preencha os campos e confirme as opções apresentadas pelo sistema (para ajuda sobre o sistema, veja como funciona o sistema eletrônico de pré-matrícula da educação infantil).
  4. Ao concluir o preenchimento, imprima o comprovante de pré-matrícula e guarde-o.

Lembre-se que a pré-matrícula para o ano letivo de 2017 termina em 13/10/2016, às 23h59. Depois disto, a pré-matrícula só servirá para vagas restantes.

Presencialmente

Se você não tem acesso à internet, você pode fazer a pré-matrícula conforme as orientações a seguir:

Para o ano letivo de 2017

De 26 a 30 de setembro e de 3 a 7 de outubro de 2016, todos os Centros de Educação Infantil (CEIs) de Joinville e uma lista de escolas municipais atenderão presencialmente para ajudar os interessados a preencherem o cadastro eletrônico.

Nos CEIs, o atendimento presencial funcionará nos seguintes horários:

• De 26 a 30 de setembro de 2016: atendimento de manhã, das 8h às 11h;
  • De 3 a 7 de outubro de 2016: atendimento à tarde, das 14h às 17h.

Nas escolas municipais selecionadas, o horário varia. Veja Lista de escolas que auxiliarão no cadastro para vaga em CEIs ou creches a crianças de 0 a 3 anos, para o ano letivo de 2017.

Indo a um CEI ou escola, você irá preencher o mesmo formulário do sistema eletrônico de pré-matrícula da educação infantil com ajuda de um assistente. Sempre que possível, para mais comodidade, opte pelo cadastro eletrônico (pela internet).

Após você preencher o cadastro e imprimir o comprovante, ocorre o seguinte:

1. O sistema eletrônico analisa e classifica automaticamente os cadastros, por meio de um índice de classificação.
  2. A lista de pré-classificação é divulgada (acompanhe aqui ou indo a um CEI).
  3. Abre-se prazo para que os pré-classificados comprovem documentação, visando a classificação final e matrícula.

A criança é primeiro pré-classificada para um Centro de Educação Infantil (CEI). Se não obter vaga em um deles, pode aguardar vaga em uma creche conveniada, posteriormente, dependendo de seu lugar na lista de classificação.

Para o ano letivo de 2017

• Em 18/10/2016, a lista de crianças pré-classificadas para as vagas é divulgada (acompanhe aqui ou indo a um CEI).
  • De 18 a 21 de outubro de 2016, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ocorre prazo para comprovar documentação diretamente na unidade escolar para a qual a criança foi pré-classificada.
  • De 24 a 27 de outubro de 2016, é feita a análise da documentação.
  • Em 03/11/2016, a partir das 8h, é divulgada a lista final de classificados para as vagas (acompanhe aqui ou indo a um CEI).
  • De 3 a 4 e de 7 a 11 de novembro de 2016, das 8 às 11h e das 13h30 às 17h, ocorre o período de matrículas (veja Matrícula em CEIs e creches para crianças de 0 a 3 anos).
  • De 3 a 16 de novembro de 2016, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h, ocorre prazo para alteração de cadastro para os interessados em concorrer a vagas restantes, se houver.
  • A partir de 17 de novembro, inicia período para pré-matrícula para as vagas que surgirem no decorrer do ano letivo, por motivo de desistências, transferências e outras situações.

Dúvidas

Veja Dúvidas sobre matrícula e vagas na educação infantil para esclarecimentos a respeito.

Para uma visão geral sobre matrícula e vagas, veja Orientações gerais sobre matrícula e vagas na educação infantil.

Para denúncias, reclamações, sugestões, elogios ou pedidos de informação sobre o processo, registre uma manifestação.