Mapa/Matriz de Riscos SEI Nº 0017119935/2023 - SAP.UNG
MATRIZ DE RISCOS |
||||||||||||
RISCO GERAL DA FASE DE PLANEJAMENTO E REQUISIÇÃO DE COMPRAS |
Baixo |
|||||||||||
RISCO GERAL DA SELEÇÃO DO FORNECEDOR |
Alto |
|||||||||||
RISCO GERAL DA EXECUÇÃO DA CONTRATAÇÃO |
Médio |
|||||||||||
ITEM |
CONTEXTO (interno / externo) |
GESTOR DO RISCO |
RESPONSÁVEL PELO RISCO |
CAUSA |
RISCO |
CONSEQUÊNCIAS |
Probabilidade |
Impacto |
RISCO |
MEDIDAS MITIGADORAS / TRATAMENTO DO RISCO |
TRATAMENTO RISCO |
RISCO APÓS TRATAMENTO |
FASE DE PLANEJAMENTO E REQUISIÇÃO DE COMPRAS |
||||||||||||
1 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de planejamento da Administração |
Demanda não incluída no PCA |
Necessidade de justificar contratação |
1 |
3 |
Médio |
Embora não exista o Plano de Contratações Anual para o ano de 2023, esta contratação está prevista no plano de ações da Secretaria para o ano de 2023 |
Mitigar |
Baixo |
2 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Servidores em quantidade ou com qualificação inadequada |
contratações desvantajosas para a Administração |
atrasos no processo de contratação |
2 |
2 |
Médio |
utilizar como referência, processos de contratações anteriores |
Mitigar |
Baixo |
3 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Responsável pelo planejamento da contratação não detém as competências multidisciplinares necessárias à execução da atividade |
especificações incompletas ou com requisitos irrelevantes ou indevidamente restritivos |
pedidos de esclarecimentos; impugnações ao processo licitatório |
1 |
3 |
Médio |
submeter as peças técnicas à análise de equipe multidisciplinar para revisão e compatibilização |
Mitigar |
Baixo |
4 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de padronização de especificações |
multiplicidade de esforços para realizar contratações semelhantes |
atrasos na análise das peças técnicas e consequente atraso na validação para instaurar o processo licitatório |
3 |
3 |
Alto |
padronização das especificações |
Mitigar |
Médio |
5 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Contratação por licitação, sem realização de estudos técnicos preliminares |
contratação que não produz resultados capazes de atender à necessidade da Administração |
possibilidade de contratação de uma solução que não atenda as necessidades da administração |
1 |
3 |
Médio |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Mitigar |
Baixo |
6 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Análise de apenas uma das soluções existentes no mercado |
direcionamento indevido da licitação, confusão entre necessidade pública e solução para atendimento da necessidade pública |
impugnações ao processo licitatório |
2 |
4 |
Alto |
realização de estudo de mercado versus análise da estrutura tecnológica da administração |
Mitigar/transferir |
Baixo |
7 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Adoção de solução imatura |
problemas na implantação ou descontinuidade da solução antes da Administração conseguir desfrutar do investimento na solução |
ausência de solução tecnológica |
1 |
4 |
Médio |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Aceitar |
Médio |
8 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Adoção de tipo de solução obsoleto ou próximo a obsolescência |
descontinuidade da solução antes da Administração conseguir desfrutar do investimento na solução |
ausência de solução tecnológica |
1 |
4 |
Médio |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Aceitar |
Médio |
9 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Falta de planejamento da contratação da solução como um todo |
aquisição de somente parte da solução |
ausência de solução que contemple todas as necessidades da administração |
1 |
2 |
Baixo |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Mitigar |
Baixo |
10 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Utilização de especificações técnicas não comuns no mercado |
dificuldade de encontrar referências de preços em contratos públicos |
atraso na elaboração do orçamento e consequente atraso no processo licitatório |
2 |
3 |
Médio |
submeter as peças técnicas à análise de equipe multidisciplinar para revisão e compatibilização |
Mitigar |
Médio |
11 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Inclusão de exigências não usuais no mercado sem justificativa no edital |
questionamentos no certame e junto aos órgãos externos |
pedidos de esclarecimentos; impugnações ao processo licitatório |
1 |
3 |
Médio |
submeter as peças técnicas à análise de equipe multidisciplinar para revisão e compatibilização |
Mitigar |
Baixo |
12 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Inclusão de critério de seleção do fornecedor que leve a despesas desnecessárias anteriores à licitação |
limitação indevida da competição |
pedidos de esclarecimentos; impugnações ao processo licitatório |
1 |
1 |
Baixo |
submeter as peças técnicas à análise de equipe multidisciplinar para revisão e compatibilização |
Mitigar |
Baixo |
13 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Quantitativo subestimado |
falta de produtos ou serviços para atender a necessidade da contratação |
geração de futuro aditivo no contrato; licitação deserta |
1 |
2 |
Baixo |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Mitigar |
Baixo |
14 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Quantitativo superestimado |
sobra de produtos ou serviços |
bloqueio orçamentário desnecessário e posterior necessidade de supressão no contrato |
1 |
2 |
Baixo |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Mitigar |
Baixo |
15 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Estimativas inadequadas de preços |
valor máximo superestimado ou subestimado |
possibilidade de licitação deserta; bloqueio orçamentário desnecessário |
1 |
2 |
Baixo |
realização dos estudos técnicos preliminares como pré-requisito para a elaboração do termo de referência e seus anexos |
Mitigar |
Baixo |
16 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Impugnação e esclarecimento do Edital |
mandado de segurança suspendendo o Edital ou eventual cancelamento da licitação |
retrabalho na elaboração das novas peças técnicas; atraso no processo de contratação; |
1 |
5 |
Médio |
reformulação de todas as peças técnicas para elaboração de edital para novo processo licitatório |
Mitigar |
Médio |
17 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Termo de Referência incompleto ou inconsistente |
conteúdo do termo de referência não permite selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração ou enseja a elaboração de contrato sem mecanismos adequados para a gestão contratual |
dificuldades na gestão contratual |
1 |
2 |
Baixo |
submeter as peças técnicas à análise de equipe multidisciplinar para revisão e compatibilização |
Mitigar |
Baixo |
18 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de reserva orçamentária |
indisponibilidade orçamentária impedindo contratação, gerando prejuízo à Administração |
impossibilidade de início da execução contratual |
1 |
5 |
Médio |
planejamento orçamentário para garantir a execução total do contrato, antes do início da contratação do mesmo |
Evitar |
Muito Baixo |
19 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
A contratação envolve acesso a dados pessoais sensíveis, previstos na LGPD |
dano aos direitos da personalidade |
vazamento de dados |
1 |
2 |
Baixo |
elaboração de instrumento para mitigar e gerir este risco junto ao fornecedor |
Mitigar |
Baixo |
SELEÇÃO DO FORNECEDOR |
||||||||||||
20 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de estudos preliminares e pesquisa de mercado |
licitação deserta e/ou fracassada |
retrabalho na elaboração das novas peças técnicas; atraso no processo de contratação; |
2 |
5 |
Alto |
reformulação de todas as peças técnicas para elaboração de edital para novo processo licitatório |
Aceitar |
Alto |
21 |
Externo |
SAP.LCT |
CONTRATANTE |
Impugnação e esclarecimento do Edital |
mandado de segurança suspendendo o Edital ou eventual cancelamento da licitação |
retrabalho na elaboração das novas peças técnicas; atraso no processo de contratação; |
2 |
5 |
Alto |
reformulação de todas as peças técnicas para elaboração de edital para novo processo licitatório |
Aceitar |
Alto |
EXECUÇÃO CONTRATUAL |
||||||||||||
22 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de acompanhamento e de fiscalização concomitante à execução do contrato |
distorções na execução do objeto que somente serão detectadas na etapa do recebimento |
execução diferente do projetado, impactando na qualidade do serviço |
2 |
5 |
Alto |
manter uma equipe multidisciplinar dedicada para o acompanhamento e fiscalização do contrato |
Mitigar |
Médio |
23 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Responsável pela gestão do contrato não detém as competências multidisciplinares necessárias à execução da atividade |
não fiscalização adequada dos aspectos sobre os quais não detém competência |
execução diferente do projetado, impactando na qualidade do serviço |
2 |
4 |
Alto |
manter uma equipe multidisciplinar dedicada para o acompanhamento e fiscalização do contrato |
Mitigar |
Médio |
24 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Ausência de procedimentos formais de comunicação entre as partes contratantes |
falhas na comunicação entre as partes e ausência de evidências das ocorrências do contrato |
divergência entre o previsto e o executado; em caso de processo administrativo, falta de comprovações sobre solicitações |
2 |
4 |
Alto |
formalizar as tomadas de decisões |
Mitigar |
Médio |
25 |
Interno |
SAP.UNG |
CONTRATANTE |
Falta de sistematização sobre o que deve ser verificado na fiscalização contratual |
aceites provisorios e definitivos em objetos parcialmente executados ou não executados |
atraso na entrega do serviço; abertura de processos administrativos |
2 |
4 |
Alto |
|
Mitigar |
Médio |
26 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATADA |
Contratada não mantém a regularidade fiscal na fase de execução contratatual |
pagameto de fornecedor em débito com a fazenda |
possibilidade de paralização da execução dos serviços |
2 |
5 |
Alto |
cobrar ativamente a regularidade fiscal e notificar a empresa na ausência das documentações |
Transferir |
Médio |
27 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATANTE/ CONTRATADA |
Extinção contratual por descumprimento do contrato por uma das partes envolvidas. |
Paralisação do serviço |
indisponibilidade no serviço, o que causará transtornos imensuráveis à administração |
2 |
5 |
Alto |
Verificar qual parte deu causa ao descumprimento e tomar as medidas cabíveis |
Mitigar/transferir |
Médio |
28 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATADA |
Atraso na execução |
Dano ao erário |
descumprimento contratual; descumprimento de cronograma; |
2 |
5 |
Alto |
acompanhamento do cronograma de execução; avaliação das causas do atraso para trata-las. Aplicação de notificação, providencia de sanções administrativas sem prejuízo de outras providencias necessárias para execução contratual e responsabilização da empresa. |
Mitigar/transferir |
Médio |
29 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATADA |
Inexecução Parcial |
Dano ao erário |
descumprimento contratual; descumprimento de cronograma; impactando diretamente na administração pública |
2 |
5 |
Alto |
acompanhamento do cronograma de execução; avaliação das causas do atraso para trata-las. Aplicação de notificação, providencia de sanções administrativas sem prejuízo de outras providencias necessárias para execução contratual e responsabilização da empresa. |
Mitigar/transferir |
Médio |
30 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATADA |
Inexecução total |
Dano ao erário |
descumprimento contratual; descumprimento de cronograma; impactando diretamente na administração pública |
2 |
5 |
Alto |
acompanhamento do cronograma de execução; avaliação das causas do atraso para trata-las. Aplicação de notificação, providencia de sanções administrativas sem prejuízo de outras providencias necessárias para execução contratual e responsabilização da empresa. Possuir garantia, conforme solicitado no ETP. |
Mitigar/transferir |
Médio |
31 |
Externo |
SAP.UNG |
CONTRATADA |
Inadimplência de contribuições previdenciárias e verbas trabalhistas |
Dano ao erário |
atraso na execução da obra em face a falta de recursos financeiros |
2 |
5 |
Alto |
cobrar ativamente a regularidade fiscal e notificar a empresa na ausência das documentações. Aplicação de notificação, providencia de sanções administrativas sem prejuízo de outras providencias necessárias para execução contratual e responsabilização da empresa. |
Mitigar |
Médio |
Contexto |
|
Interno |
Externo |
São os riscos que podem ser “controlados” pelos líderes e alta administração da organização, dessa forma, são aqueles caracterizados pelo não cumprimento ou desrespeito a determinadas informações. |
São os riscos que não estão no controle dos líderes da organização, isto é, são riscos ainda desconhecidos, não podendo mensurá-los ou avaliar cada um dos riscos externos, pelo fato de estar fora do controle da administração. |
Gestor do Risco |
|
Servidor/Área/Unidade responsável pelo acompanhamento de cada riscos identificado. |
Descrição do Risco |
|
Descrição dos riscos relacionados aos objetivos/resultados do objeto da matriz de riscos, envolvendo a identificação de possíveis fontes de riscos. |
Consequências |
|
Efeitos sobre os objetivos/resultados do objeto da matriz de riscos, caso os riscos identificados se concretizem. |
Probabilidade (P) |
||
Descritor |
Descrição |
Nível |
Raro |
Evento extraordinário. Acontece apenas em situações excepcionais. Não há histórico conhecido do evento ou não há indícios que sinalizem sua ocorrência. |
1 |
Pouco provável |
Afeta pouco o objetivo. Compromete em alguma medida o alcance do objetivo, mas não impede o alcance da maior parte do objetivo/resultado. |
2 |
Provável |
Torna incerto ou duvidoso o alcance do objetivo. Compromete razoavelmente o alcance do objetivo/resultado. |
3 |
Muito provável |
Torna improvável o alcance do objetivo. Compromete a maior parte do atingimento do objetivo/resultado. |
4 |
Praticamente certo |
Capaz de impedir o alcance do objetivo. Compromete totalmente ou quase totalmente o atingimento do objetivo/resultado. |
5 |
Impacto (I) |
||
Descritor |
Descrição |
Nível |
Muito Baixo |
Não afeta o objetivo. Compromete minimamente o atingimento do objetivo. Para fins práticos, não altera o alcance do objetivo/resultado. |
1 |
Baixo |
Afeta pouco o objetivo. Compromete em alguma medidao alcance do objetivo, mas não impede o alcance da maior parte do objetivo/resultado. |
2 |
Médio |
Torna incerto ou duvidoso o alcance do objetivo. Compromete razoavelmente o alcance do objetivo/resultado. |
3 |
Alto |
Torna improvável o alcance do objetivo. Compromete a maior parte do atingimento do objetivo/resultado. |
4 |
Muito Alto |
Capaz de impedir o alcance do objetivo. Compromete totalmente ou quase totalmente o atingimento do objetivo/resultado. |
5 |
Pontuação do Nível de Risco |
A pontuação do nível de risco será obtida pela multiplicação do nível de Probabilidade (P) pelo nível de Impacto (I). |
Classificação dos Riscos |
|
Pontuação |
Risco |
15 a 25 |
Muito Alto |
8 a 12 |
Alto |
3 a 6 |
Médio |
1 e 2 |
Baixo |
0 |
Muito Baixo |
ANÁLISE DOS RISCOS |
|||||||
I |
Nível 5 |
Muito Alto |
5 |
10 |
15 |
20 |
25 |
M |
Nível 4 |
Alto |
4 |
8 |
12 |
16 |
20 |
P |
Nível 3 |
Médio |
3 |
6 |
9 |
12 |
15 |
A |
Nível 2 |
Baixo |
2 |
4 |
6 |
8 |
10 |
C |
Nível 1 |
Muito Baixo |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
T |
|
Raro |
Pouco provável |
Provável |
Muito provável |
Praticamente certo |
|
O |
|
Nível 1 |
Nível 2 |
Nível 3 |
Nível 4 |
Nível 5 |
|
|
PROBABILIDADE |
PRIORIZAÇÃO DOS RISCOS |
||
Faixa |
Risco |
Exposição ao risco |
Vermelha |
Muito Alto |
Riscos acima do limite de exposição |
Laranja |
Alto |
Riscos acima do limite de exposição |
Amarela |
Médio |
Riscos com necessidade de monitoramento |
Verde |
Baixo |
Riscos que podem ser aceitos |
RESPOSTA AO RISCO |
||
São as ações propostas para cada risco identificado, visando modificar o nível de risco, por meio de medidas que evitem, transfiram ou mitiguem esses riscos. |
POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO DOS RISCOS |
|
Evitar |
Descontinuar a atividade, interromper o processo de trabalho. |
Transferir |
Compartilhar o risco com terceiros, como no caso dos seguros. |
Mitigar |
Desenvolver e implementar medidas para evitar que o risco se concretize e/ou medidas para atenuar o impacto e as consequências, caso ocorra. |
Aceitar |
Não há necessidade de adotar quaisquer medidas. Considerar se é o caso de monitorar ao longo do tempo. |
| Documento assinado eletronicamente por Marelice Nickel, Gerente, em 30/06/2023, às 15:30, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| Documento assinado eletronicamente por Anna Paula Pinheiro, Diretor (a) Executivo (a), em 30/06/2023, às 15:41, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| Documento assinado eletronicamente por Ricardo Mafra, Secretário (a), em 03/08/2023, às 16:13, conforme a Medida Provisória nº 2.200-2, de 24/08/2001, Decreto Federal nº8.539, de 08/10/2015 e o Decreto Municipal nº 21.863, de 30/01/2014. |
| A autenticidade do documento pode ser conferida no site https://portalsei.joinville.sc.gov.br/ informando o código verificador 0017119935 e o código CRC 7D846083. |
22.0.288390-2 |
0017119935v8 |