Viva Ciranda retoma atividades com as escolas

Publicada em 02/02/2017 às 15:25
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Projeto Viva Ciranda Ver imagem em alta resolução

As propriedades rurais que participam do Viva Ciranda – programa de turismo pedagógico de Joinville – já estão agendando visitas para os alunos das redes pública e particular de ensino.

Distribuídas pelas cinco regiões da área rural de Joinville – Piraí, Quiriri, Estrada Bonita, Estrada da Ilha e Estrada Dona Francisca –, as propriedades integrantes do programa oferecem às crianças e jovens a oportunidade de vivenciar o dia a dia do homem no campo, aprender sobre atividades agrícolas, ter contato com pequenos animais, conhecer a rica natureza da região e, sobretudo, aprender a valorizar o meio ambiente.

Atualmente, 16 propriedades participam do Viva Ciranda. O roteiro de estabelecimentos acaba de ganhar reforço com a inclusão da propriedade Canela Preta, na Serra Dona Francisca. Além da bela paisagem, o local abriga uma serralheria desativada que era movida pela água captada no rio da propriedade. A estrutura e os equipamentos bem preservados ajudam a contar a história e tradições da região.

As propriedades que participam do programa Viva Ciranda

Agendamento de visitas

As visitas às propriedades do Viva Ciranda devem ser agendadas diretamente com os estabelecimentos. A taxa de visitação praticada em qualquer uma das propriedades é de R$ 10.

Um ônibus com transporte gratuito é disponibilizado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), para atender aos alunos da rede municipal de ensino, que cursam até o 6º ano, no turno matutino.

O agendamento do ônibus gratuito deve ser feito junto à Secult e já está disponível pelo telefone (47) 3433-2190, com Anelise Rosa. Vale destacar, no entanto, que o veículo só iniciará o atendimento a partir do início do mês de abril.

Em 2016, as propriedades do Viva Ciranda receberam 25 mil estudantes, com idade entre dois e 16 anos. Além de alunos de Joinville, também houve visitas de grupos vindos de cidades como Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí, Florianópolis e Curitiba (PR).

Reconhecimento e premiações

O Viva Ciranda é um dos projetos de maior relevância no segmento de turismo rural de Joinville e é referência para profissionais e estudantes da área, de diversas regiões do país.

Em 2013, o Viva Ciranda recebeu o Prêmio Top Turismo ADVB-SC, por contribuir com o desenvolvimento turístico de Santa Catarina. Foi tema de dissertações e estudos da área de turismo rural e, em 2012, foi apresentado no Guia de Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, manual elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente.