UPA Sul é reaberta com área ampliada e modernizada em Joinville

Publicada em 13/09/2018 às 14:39
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A nova estrutura de saúde de Joinville para atender casos de urgência e emergência foi reaberta nesta quinta-feira (13/09/2018).

A Unidade de Pronto Atendimento Sul – UPA SUL, que é a nova denominação do antigo PA Sul, foi entregue para a comunidade com os ambientes modernizados e ampliados.

A cerimônia oficial de entrega das obras e reabertura da unidade teve a presença do prefeito Udo Döhler e do governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira.

As obras iniciaram em 2016. Foram investidos R$ 4 milhões, com recursos da Prefeitura de Joinville (R$ 998.438,49), Governo do Estado (R$ 2 milhões) e Governo Federal (R$ 1.009.516).

O cronograma estabeleceu três estágios da obra: ampliação em área anexa, migração do atendimento para a nova área e reforma da área já existente.

As principais características do novo ambiente proporcionam um melhor fluxo de atendimento, ampliação dos espaços de circulação e espaços acessíveis exigidos pela legislação.

Com a ampliação, a área da nova UPA passou de 1.173,43 metros quadrados para 2.112,05 metros quadrados.

A unidade aumentou de um para três os leitos de emergência, de um para dois os leitos de isolamento e de seis para 17 os de observação. A estrutura conta com raio X digital. Também foi triplicada a sala de medicação e reidratação e dobrado o tamanho da farmácia.

A nova Unidade de Pronto Atendimento Sul conta com uma Central de Materiais Esterilizados reformulada dentro das normas do Ministério da Saúde e Vigilância Sanitária. Conta também com dois novos postos de enfermagem e preparação de medicamentos.

Com a entrega da obra, a unidade amplia o atendimento de urgência e emergência por meio de uma maior equipe técnica em saúde, formada por 26 médicos plantonistas clínicos, 6 cirúrgicos, 12 enfermeiros, 41 técnicos de enfermagem, 10 técnicos de raio X e um farmacêutico, além do apoio de 21 agentes administrativos e quatro motoristas.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.