UBSF Boehmerwald é inaugurada com anúncio de liberação de recursos para Hospital São José

Publicada em 22/07/2019 às 11:12
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde – SES, inaugurou a nova Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Boehmerwald, em cerimônia realizada em 19/07/2019 com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

O investimento na construção de 744,80 m² foi de R$ 2.058.565,00, sendo R$ 1.650.565,00 do Município e R$ 408.000,00 do governo federal. A nova unidade substitui dois pontos de atendimento de saúde da região, nos quais se reuniam três UBSs – Boehmerwald 1 e 2 e Itinga Continental – e tem a estimativa de atender 20 mil usuários.

O ministro da Saúde destacou a importância da ação das UBSs na prevenção de problemas de saúde e a necessidade de aproximação entre os profissionais de educação física com as equipes das unidades.

Na oportunidade, o prefeito de Joinville, Udo Döhler, anunciou a entrega, em breve, de mais quatro unidades de saúde do tamanho desta, além da conclusão de um projeto maior, o Parque da Saúde, que vai abrigar, além de um espaço de recreação, também um horto medicinal, uma horta comunitária, um orquidário, um bosque, uma área de caminhada e uma academia da melhor idade.

O ministro também anunciou mais investimentos federais na área da saúde em Joinville, com a aceitação da proposta do Município para a compra de dois aceleradores lineares para o Hospital São José, recursos na casa dos R$ 13 milhões, por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Os equipamentos de alta tecnologia emitem a radiação utilizada em diversos tratamentos para combater o câncer. Também serão adquiridos computadores, condicionadores de ar, camas hospitalares, aparelhos de Raio-X e outros mobiliários e utensílios hospitalares.