UBS Leonardo Schilickmann realiza ação em homenagem ao Setembro Amarelo

Publicada em 12/09/2018 às 09:50
Relacionado a: UBS Leonardo Schilickmann - SES.DCE.UBLS, Secretaria da Saúde - SES

A semana iniciou em clima de conscientização na Unidade Básica de Saúde (UBS) Leonardo Schilickmann, no bairro Iririú. 

No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10/09/2018), a equipe da UBS realizou o “Dia D pela Valorização da Vida”, com ações especiais em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio. 

A programação teve a participação dos profissionais da UBS Leonardo Schilickmann e dos grupos de mães, ginástica e dança sênior formados por pacientes atendidos no local. 

Também na unidade, durante todo o mês de setembro profissionais da saúde irão ministrar palestras abertas ao público, que abordarão a prevenção ao suicídio. 

Na UBS Leonardo Schilickmann, o paciente que busca atendimento psicológico é recebido pelo serviço de escuta qualificada, formada por enfermeiros e clínicos. Em seguida, é direcionado para tratamento especializado em outras unidades, como a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Saguaçu. 

“Acompanhamos os pacientes durante o ano inteiro, mas, neste mês de setembro, todos os usuários que vierem à unidade receberão orientações sobre a prevenção ao suicídio. Queremos conscientizar as pessoas que elas não estão sozinhas e que a nossa equipe está aqui para ajudá-las e atendê-las”, afirma a coordenadora da Microrregião da UBS Leonardo Schilickmann, Indianara Cardoso da Luz. 

Também como ação alusiva à programação, a equipe elaborou o painel “Árvore da Vida”, onde as pessoas poderão escrever sobre como se sentem. Ao final da campanha, os grupos de idosos, tabagistas, ginástica e dança sênior irão discutir sobre os registros.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.

Compartilhe