Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente solta mais 7 mil alevinos em rios de Joinville

Publicada em 21/01/2019 às 18:17
Relacionado a: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SAMA

Nesta segunda-feira (21/01/2019), técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, de Joinville, soltaram 3 mil alevinos no rio Alandaf, na Estrada Mildau, em Pirabeiraba. Durante a semana, mais 2 mil alevinos serão soltos no rio Cubatão e outros 2 mil irão repovoar o rio do Júlio, finalizando a primeira etapa do Projeto Ictiofauna.

A soltura dos alevinos teve início em dezembro do ano passado, quando foram soltos mil alevinos de lambari no rio Piraí. Ao todo, nesta primeira etapa do projeto, serão soltos 8 mil espécimes. Os alevinos foram produzidos pelo Município a partir de matrizes de lambaris dos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf, que agora retornam a seus ambientes originais.

Após a soltura desta semana, o projeto iniciará sua segunda fase, que consiste na criação de um protocolo para a criação de lambaris. O protocolo irá conter informações gerais sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento do peixe em cativeiro.

O lambari é um peixe apreciado na culinária local, porém é explorado diretamente nos rios, o que tem causado desequilíbrio no ecossistema e consequentemente aumento dos simulídeos (borrachudos). Com o repovoamento dos rios, o objetivo é amenizar este desequilíbrio. O repovoamento dos rios também permite monitoramento da qualidade da água nestes locais.