Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove repovoamento de rios com lambaris

Publicada em 30/11/2018 às 15:36
Relacionado a: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - SAMA

Logotipo da Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA, executa em 04/12/2018 a primeira etapa do Projeto Ictiofauna.

A iniciativa tem o objetivo promover equilíbrio ecossistêmico de rios que cortam a área rural de Joinville com o aumento da população de lambaris (espécie de peixe nativa da região) e, consequentemente, controlar a proliferação dos mosquitos simulídeos, popularmente conhecidos como borrachudos, que afetam a região.

Nesta primeira etapa, será realizada a soltura de 500 alevinos de lambaris no rio Piraí, na região da Estrada Comprida. Os alevinos foram produzidos a partir de matrizes do peixe recolhidas nos rios do Júlio, Piraí, Cubatão e Alandaf.

O projeto será acompanhado por alunos da Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, do bairro Vila Nova. Os estudantes participarão de mutirão de limpeza nas margens no rio e farão plantio de mudas de árvores.

Em 2019, serão realizadas outras etapas, com a reintrodução de lambaris nos rios do Júlio, Cubarão e Alandaf. A SAMA também estuda a produção de lambaris peixes em cativeiro, para fins de comercialização. O objetivo é ter um protocolo de produção comercial que possa ser repassado a piscicultores.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.