Secretaria da Saúde celebra 25 anos do Programa Estratégia Saúde da Família

Publicada em 15/08/2019 às 16:41
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A primeira equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Joinville foi homenageada, na manhã de quinta-feira (15/08/2019), em evento comemorativo dos 25 anos de implantação do programa no município.

O evento contou com apresentação do coral do Projeto Música e Cidadania Jardim Paraíso, que funciona há 20 anos e atende crianças no contraturno escolar. Depois, houve mesa redonda sobre os avanços ocorridos na ESF, e visitação à exposição de banners das atividades de destaque das Unidades Básicas de Saúde da Família. A partir das 13h30, foram promovidas oficinas referentes a temáticas da Atenção Primária.

Atualmente, a Estratégia Saúde da Família presta cerca de 633 mil consultas médicas e de enfermagem por ano. A estrutura atual da Estratégia Saúde da Família tem 70% de cobertura.

Em cinco anos, o crescimento da Estratégia Saúde da Família superou a evolução dos primeiros 20 anos. O crescimento foi de 38%. Subindo de 52 para 120 equipes. Até 2020, o objetivo é chegar a 140 equipes.

Também ocorreram investimentos em infraestrutura, com construção de novas Unidades Básicas de Saúde e revitalização de antigas. Foram entregues nove novas unidades e efetivada a reforma de outras 15, com adequação ao alvará sanitário.

Uma importante mudança foi a ampliação no acesso para a população, com a implantação do Programa Melhor Acolher nas Unidades Básicas de Saúde. Assim, foi criado espaço para a demanda espontânea, ou seja, para atendimento de situações agudas e inesperadas que ocorrem com o paciente.

O crescimento da Estratégia Saúde da Família foi respaldado ainda pela mudança administrativa definida pela Secretaria da Saúde, com a criação de três gerências para os três Distritos (Sul, Norte e Centro), 24 coordenações, para cada microrregião.

Ocorreu, ainda, a integração da Vigilância em Saúde com as equipes, através da implantação da Coordenação Municipal da Estratégia Saúde da Família. Isso confere mais autonomia às equipes para atuar junto às suas comunidades.

Em paralelo, a Secretaria da Saúde realiza ações intersetoriais como o Mexa-se Mais e o Programa Saúde na Escola, que promove ações de educação em saúde a crianças e adolescentes. Além disso, aderiu ao Programa Saúde na Hora, que estende o horário de atendimento de algumas unidades até as 22 horas.