Projeto entre Prefeitura e 62º Batalhão de Infantaria oferece aulas no contraturno escolar

Publicada em 08/08/2019 às 08:17
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

Alunos de escolas municipais de Joinville iniciam, nesta semana, uma nova atividade de contraturno em projeto de parceria entre o 62º Batalhão de Infantaria e a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação.

Cerca de 50 estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental começaram as aulas do projeto Segundo Tempo – Forças no Esporte. As atividades oferecem práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.

A primeira atividade foi a prática de valores sociais, como liderança e respeito ao próximo. Com o projeto, alunos poderão aprender diversas práticas atividades esportivas, como atletismo, voleibol, futebol, basquetebol, orientação de terreno com uso de bússola e mapas. O tempo de aulas vai se dividir para que eles possam fazer as tarefas escolares e reforço de conteúdo.

Os alunos terão ainda noção de higiene, primeiros socorros, orientação artística, orientação profissional e sustentabilidade, além de informações de prevenção e combate às drogas e à violência doméstica.

Neste projeto, a Secretaria de Educação é responsável pela seleção de alunos, um(a) pedagogo(a) e um(a) educador(a) físico. O 62º Batalhão de Infantaria fornece o espaço físico, monitores, uniforme e alimentação.

Inicialmente, o projeto terá capacidade de atender 80 alunos de escolas municipais. Após a primeira seleção e o início das atividades, a Secretaria de Educação vai abrir nas próximas semanas novo edital de seleção para cerca de 30 vagas. A inscrição deve ser feita na própria escola que o estudante frequenta.

O Segundo Tempo – Forças no Esporte é um programa do Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com o Ministério da Cidadania, Ministério da Educação e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.