Projeto de escola municipal de Joinville quer combater desperdício de alimentos

Publicada em 28/11/2018 às 17:41
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

No horário da merenda da Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt, no bairro Rio Bonito, em Joinville, o refeitório possui recipientes onde os alunos depositam as sobras de comida. Depois tudo vai para a coleta de lixo. Mas essa realidade está prestes a mudar para alunos e toda equipe da escola.

A escola vai desenvolver o projeto “Sustentabilidade na Escola: Redução ao Desperdício da Alimentação Escolar, Compostagem de Resíduos Orgânicos, Implantação de Horta Escolar e Coleta Seletiva”, vencedor do Prêmio Embraco de Ecologia 2018.

A professora de ciências Carla Keite Machado, responsável por escrever o projeto, contou que a ideia surgiu na troca de ideias dentro da própria escola sobre a necessidade de mudanças. “Já era um desejo dos outros professores e de toda equipe sobre termos atitudes diferentes sobre coleta seletiva. Os alunos sugeriram uma nova horta, pois isso já faz parte da vivência deles em casa. A partir disso, coletei todas as informações e mapeei todos os projetos que já existem na rede, como o Prato Limpo, que evita o desperdício da merenda”, explica.

O próximo passo é tirar as ideias do papel. A escola vai implantar acompanhamento do consumo e pesagem das sobras da alimentação. Os próprios alunos vão ser os responsáveis pela contabilização das sobras e divulgação dos resultados por semana.

Outra parte do projeto é a construção de uma horta pedagógica acessível, para que todos possam participar do plantio e da colheita. Com as sobras de alimentos, terá a compostagem dos resíduos orgânicos. Outra atividade é a ampliação da coleta seletiva de lixo reciclável. O projeto vai receber o valor de R$ 10 mil para aplicar nas ações.

O diretor da escola, Ademar Schlogl, conta que o projeto abrangerá atividades envolvendo todas as disciplinas. “Nossos hábitos não estavam adequados. A partir de agora nós vamos melhorar a nós mesmos”, conta, motivado.

As famílias dos alunos e a comunidade do entorno da escola também irão se envolver, com a realização de palestras sobre vários temas, como separação do lixo, importância de bons hábitos alimentares e reaproveitamento de sobras de alimentos, realizadas em parceria com a Univille. O projeto ainda conta com a participação da equipe da unidade básica de saúde com foco na saúde da família e nutricionistas da Secretaria de Educação.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.