Projeto com usuários de Saúde Mental avaliado como experiência inovadora pelo Ministério da Saúde

Publicada em 11/04/2018 às 08:33
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Serviço Organizado de Inclusão Social - SES.USE.SOIS

Projeto desenvolvido em Joinville com usuários de Saúde Mental está próximo de se transformar em referência em Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

É o projeto “Oficina de Integração Mexendo a Cuca” , realizado pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Raphael Henrique Travia, com um grupo atendido pelo Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), uma das unidades do serviço de saúde mental.

A história de Raphael Travia está ligada ao serviço de saúde mental da Secretaria de Saúde de Joinville. Ele foi usuário do serviço, alcançou a graduação em Gestão Hospitalar e fez pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA). O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi a experiência desenvolvida com o grupo do SOIS, em 2015.

Raphael teve o apoio de Nadia Nair da Costa Peres, professora da extensão do EJA na unidade do SOIS e de terapeutas ocupacionais. Em quatro semanas, eles trabalharam de forma teórica e prática os temas saúde mental, gastronomia, matemática financeira e cidadania. “Eles apresentaram uma perspectiva maior de autonomia, vivenciaram a vida deles com mais independência, com mais cidadania”, explica Raphael.

O professor inscreveu seu projeto em uma Chamada Pública do Laboratório de Inovação em Educação em Saúde, criado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para identificar experiências exitosas desenvolvidas no Sistema Único de Saúde.

Dos 251 trabalhos inscritos, o de Joinville ficou entre os 45 melhores. Agora, avaliadoras do Laboratório de Inovação percorrem o Brasil para conferir in loco a realização das atividades. Ao final, vão selecionar 15 projetos que serão sistematizados e publicados na série técnica da OPAS e do Ministério de Saúde, denominada de NavegadorSUS. A divulgação dos selecionados será em 22/05/2018.

A experiência desenvolvida em 2015 no SOIS está sendo repetida eta semana para o acompanhamento das avaliadoras do Laboratório de Inovação Manuelle Maria Marques Matias e Fátima Meireles.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.