Projeto com usuários de Saúde Mental avaliado como experiência inovadora pelo Ministério da Saúde

Publicada em 11/04/2018 às 08:33
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Serviço Organizado de Inclusão Social - SOIS

Grupo do SOIS, da Secretaria da Saúde, em atividade em 2018

Projeto desenvolvido em Joinville com usuários de Saúde Mental está próximo de se transformar em referência em Educação Permanente em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

É o projeto “Oficina de Integração Mexendo a Cuca” , realizado pelo professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), Raphael Henrique Travia, com um grupo atendido pelo Serviços Organizados de Inclusão Social (SOIS), uma das unidades do serviço de saúde mental.

A história de Raphael Travia está ligada ao serviço de saúde mental da Secretaria de Saúde de Joinville. Ele foi usuário do serviço, alcançou a graduação em Gestão Hospitalar e fez pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (EJA). O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi a experiência desenvolvida com o grupo do SOIS, em 2015.

Raphael teve o apoio de Nadia Nair da Costa Peres, professora da extensão do EJA na unidade do SOIS e de terapeutas ocupacionais. Em quatro semanas, eles trabalharam de forma teórica e prática os temas saúde mental, gastronomia, matemática financeira e cidadania. “Eles apresentaram uma perspectiva maior de autonomia, vivenciaram a vida deles com mais independência, com mais cidadania”, explica Raphael.

O professor inscreveu seu projeto em uma Chamada Pública do Laboratório de Inovação em Educação em Saúde, criado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para identificar experiências exitosas desenvolvidas no Sistema Único de Saúde.

Dos 251 trabalhos inscritos, o de Joinville ficou entre os 45 melhores. Agora, avaliadoras do Laboratório de Inovação percorrem o Brasil para conferir in loco a realização das atividades. Ao final, vão selecionar 15 projetos que serão sistematizados e publicados na série técnica da OPAS e do Ministério de Saúde, denominada de NavegadorSUS. A divulgação dos selecionados será em 22/05/2018.

A experiência desenvolvida em 2015 no SOIS está sendo repetida eta semana para o acompanhamento das avaliadoras do Laboratório de Inovação Manuelle Maria Marques Matias e Fátima Meireles.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.