Prefeitura de Joinville estabelece parceria do Smart Mobility com universidades

Publicada em 29/06/2018 às 16:06
Relacionado a: Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável - SEPUD

Logotipo da Prefeitura de Joinville

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, estabeleceu parceria do Smart Mobility com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Isso significa que as universidades poderão consultar a base de dados do Smart Mobility para elaboração de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“Isto é um importante exemplo de cocriação de cidade, de cada segmento fazendo a sua parte. Criamos um big data de mobilidade e disponibilizamos para as entidades de ensino”, declara o secretário da Sepud, Danilo Conti.

O Smart Mobility visa aplicar dados e tecnologia à geração de inteligência em mobilidade, sendo composto por cinco fases: diagnóstico, estimativa de demanda, simulação, intervenção, além de monitoramento e acompanhamento.

Desde setembro de 2017, a Secretaria vem armazenando dados de fluxo de veículos provenientes dos radares de velocidade, além de informações de engarrafamentos através de uma parceria com o Waze (aplicativo para smartphones que oferece informações sobre rotas aos usuários).

Estes dados são processados e cruzados com outras informações, como o SIMGeo (sistema de informações georreferenciadas do Município), OpenStreetMaps (repositório aberto de informações cartográficas) e números do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville.

A metodologia Smart Mobility é o pilar de Mobilidade do Programa Join.Valle, que tem como propósito melhorar a qualidade de vida das pessoas, direcionado à cocriação da cidade do futuro. Para Gabriel Francisco Medeiros Bogo, coordenador de Tecnologia da Secretaria, a aproximação do município com a universidade esboça um cenário otimista em relação à geração de inteligência em mobilidade.

Registre manifestação para fazer reclamação, sugestão ou elogio sobre estas informações.